O Instagram serve a empresas como uma forma de alcançar mais potenciais clientes, nichos de mercado e público-alvo. Graças a ela, é possível alçar vôos mais altos no mercado.
Essa rede social se tornou quase que uma plataforma de vendas para uma empresa de tela de proteção para janela de banheiro, visto que lá é possível criar estratégias voltadas às vendas, que visam a alcançar mais pessoas e a tentar convertê-las em leads.
Ela é hoje uma das grandes redes sociais da internet. Praticamente todo tipo de pessoa está nessa rede, assim como qualquer tipo de empresa. Até um negócio que faz palestra de primeiros socorros em empresas tem usado o Instagram para promover os serviços.
O Instagram iniciou-se em 2010 como um aplicativo interativo para postar fotos. À medida que foi tendo novas funções e recursos, como mensagens, stories, vídeos ao vivo, posts pagos e anúncios, também ganhou lugar na estratégia digital de muitas empresas.
Hoje em dia, após algum período, a plataforma comprada pelo Mark Zuckerberg já ultrapassa a taxa de mais de bilhões de usuários ativos, feito que põe o aplicativo no páreo de outras redes sociais que já são consagradas, como WhatsApp, LinkedIn e TikTok.
Não à toa, pois a rede tem mais ou menos 2 bilhões de anunciantes ativos por mês no planeta todo.
Por isso, este artigo falará sobre como vender por meio dessa plataforma e como aumentar, de forma muito interessante, os lucros obtidos nessa plataforma, além de como conquistar notoriedade nela.
Afinal, sem explorar as boas possibilidades do Instagram, uma empresa pode perder chances de vendas.
Algo que uma empresa de inspeção veicular para licenciamento não faria nunca, pois as vendas mantém a empresa de pé e, sem isso, a empresa pode vir a falir.
Como ter um perfil comercial no Instagram?
Tudo se inicia pela função Business. Como o próprio nome sugere, a ferramenta é voltada às empresas e ela possibilita, aos seus usuários, a possibilidade de gerir melhor os seus negócios.
Mais do que anunciar informações como número, endereço e descrição da empresa, os perfis comerciais têm acesso a informações como impressão, alcance e engajamento de todas as suas publicações.
Avaliações também mostram quem são os seguidores da conta, gênero, idade, região, horário e dias em que eles mais acessam. E ainda mais: é possível impulsionar postagens e até vender produtos no interior do aplicativo.
Os empreendedores já imaginaram o impacto de tantos dados para os seus negócios? Para aproveitar bem essas funcionalidades, é pré-requisito que as suas empresas tenham uma boa fanpage no Facebook, ligada a um perfil do Instagram.
Como vender mais pelo Instagram?
Essa rede social tem 1 bilhão de usuários. Deles, os brasileiros são o segundo público que mais acessa, atrás só dos norte-americanos.
Avistada a relevância dessa rede, segue-se 8 dicas para uma empresa gerar leads nessa plataforma social e, também, simplificar a missão de como vender por intermédio dessa rede social:
Ter uma boa biografia
Descreve-se sinteticamente a empresa, o foco dela e o que seja interessante para todos os seguidores. A depender do tipo de conteúdo que a empresa coloca na rede, várias pessoas podem entrar no perfil para entender mais a marca.
Então, ele necessita funcionar como um cartão de visitas da empresa. Também é relevante ter um link da biografia completa,que guie as pessoas para o que importa.
Melhorar o link do biografia
Ter um link da biografia que contenha mais dados e conteúdos sobre a empresa é importante, visto que o espaço da biografia no Instagram é pequeno.
Então, a empresa deve criar uma paǵina bem organizada com informações do negócio para que os clientes a vejam claramente.
Por meio do link, a empresa poderá facilitar, às pessoas, o acesso a informações de contato e a conteúdos que servem à conversão de leads.
Isso porque os usuários confiam em empresas que se preocupam muito em apresentar a empresa a elas.
Por exemplo, há boas ofertas em alguma landing page? Ela deve, portanto, estar incluída no link assim como os conteúdos mais vistos do blog, o link de WhatsApp para contato e também o e-commerce.
Usar CTAs em imagens
Em meio a tantas postagens na timeline do usuário, colocar uma call-to-action em uma foto pode fazer toda a diferença para chamar a atenção dele. Essa é uma forma de guiar a ação dos usuários fazendo com que eles dêem o próximo passo de um jeito mais natural.
Uma empresa que vende porca sextavada calota deve usar sempre uma CTA que o leve diretamente a um site que ofereça esse produto.
Investir em vídeos
Deve-se aproveitar a atenção deles a fim de lhes recomendar vídeos. Nestes, mais informações sobre os produtos ou serviços devem aparecer, como aquelas inscritas na página do link da biografia.
E, obviamente, é necessário dar garantia ao usuário de que ele será redirecionado à página correta.
Utilizar o Instagram Ads
As propagandas da plataforma Ads funcionam muito bem para ajudar uma estratégia orgânica de gerar leads.
Elas devem ser feitas em três formatos: carrossel de fotos, retargeting para campanhas no facebook e o padrão, patrocinado.
Fazer parcerias com os influenciadores
Alguns perfis digitais cobram para fazer divulgação de imagens nos seus perfis, mas a empresa pode buscar parcerias com blogueiros da região que têm o mesmo público-alvo para começar esse tipo de comunicação.
O ideal é que se avalie o envolvimento e a conexão que o influenciador tem com a sua base de seguidores e, também, se as mensagens que são passadas por ele são bem-vistas, bem como a identificação de todas as pautas com o produto.
Utilizar hashtags
O seu uso é extremamente corrente, e elas são famosas aos usuários. A principal função desse recurso é a identificação de mensagens que têm um tema específico.
Caso se realize um evento específico, deve-se pensar em uma hashtag criativa, passível de promoção e de larga divulgação e utilização pelos seguidores.
Crie textos curtos e invista na imagem
O Instagram é uma rede social com foco em fotos e vídeos. Por isso, deve-se investir bem na criação do seu conteúdo.
Se os pontos centrais da mensagem não forem passados de modo direto à imagem, a foto deve ao menos ser chamativa o suficiente para atrair o seguidor a ler o texto.
Por que estar presente nas redes sociais?
Além do motivo mais importante, que é o grande público que está na rede, o Instagram oferece, às empresas, a possibilidade de fruir de um perfil comercial, que é completamente adaptado às necessidades delas e que ainda suportam anúncios pagos.
Outro ponto importante é que estratégias de marketing digital estão ganhando cada dia mais poder dentro do mercado. Por isso, um negócio que vende persiana horizontal 2 metros não quer perder a oportunidade de fazer mais vendas com esse surgimento.
As pessoas têm passado boa parte do tempo com os celulares à mão, acompanhando as notícias, piadas e publicações dos amigos. Sendo assim, não demora muito para que as empresas percebam o potencial de ter parte no movimento de empresas no digital.
Algumas dicas importantes
O Instagram pode ser o contato inicial que os clientes em potencial têm com uma empresa que faz fachada para lanchonete.
Por isso, é muito importante investir muito tempo, pessoal e muito recursos nessa plataforma, além de desenvolver conteúdos criativos, didáticos e chamativos. Estas dicas podem servir a esse propósito:
- Desenvolver uma conta do tipo comercial;
- Fazer postagens de conteúdo de valor;
- Mostrar os produtos;
- Usar bem os gatilhos mentais para vendas.
Essas são algumas das dicas que podem ser apresentadas em relação ao Instagram. Todas elas são importantes, logo devem ser aplicadas juntas.
Considerações finais
Essas são as orientações centrais para os empresários que estão pensando em divulgar a sua empresa que faz análise de água para irrigação no digital (por exemplo) e começar a vender pelo Instagram.
Sintetizando tudo, deve-se aprimorar o perfil, dar uma bela de uma caprichada no conteúdo visual e verbal, deixar em ordem todas as suas publicações de modo que cheguem a mais pessoas.
Dedicando-se a usar a rede de forma completa e juntando valor ao público, a empresa vai obter um bom destaque, chamar atenção de novos clientes e potencializar as vendas no Instagram.
É importante ressaltar também que até uma empresa que aluga andaime fachadeiro completo pode trabalhar para conseguir mais vendas no Instagram.
Uma vez bem utilizado, o Instagram pode ser uma fonte proveitosa de retornos, conversão de leads, alcance de público-alvo e de renda.
As redes sociais são métodos eficazes às empresas que intentam o sucesso de mercado. Portanto, fazer-se presente nelas é mais do que interessante, pois é uma necessidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.