Os subdomínios desempenham um papel na maneira como a Internet é organizada. Eles fazem parte do nome de domínio geral do endereço de um site e são hierárquicos. Por exemplo, o nome “order.example.com” tem três partes, cada uma separada por um ponto. A primeira parte é “.com”, a segunda é “exemplo” e a terceira parte é “pedido”. A terceira parte é um subdomínio da segunda parte e a segunda parte é um subdomínio da primeira.
Os subdomínios são úteis para dividir seu site em diferentes categorias. Aqui está uma visão geral rápida de algumas das possíveis categorias e vantagens:
Segmente áreas geográficas ou grupos de idiomas.
Por exemplo, se o seu site estiver em inglês e espanhol, um subdomínio pode ser usado para indicar que esta seção do seu site estará em espanhol e não em inglês – em vez de apenas domainname.com, es.domainname.com é usado. Seção orientada ao produto Se seu site oferece uma variedade de serviços ou produtos diferentes, você pode criar um subdomínio para cada um, por exemplo: smartphone.domainname.com ou blog.domainname.com.
Melhor rastreamento
Ao usar um subdomínio, você poderá acompanhar o sucesso do seu site mais especificamente, sendo capaz de ver qual área exata está indo bem e onde há espaço para melhorias.
Importância para SEO
Os subdomínios são uma ferramenta bastante útil para SEO e, embora a otimização de subdiretórios e subdomínios não seja tão significativa para um SEO bem-sucedido quanto há alguns anos, ainda vale a pena fazer. Por exemplo, você pode inserir palavras-chave em seu URL de subdomínio onde elas não fazem sentido em seu URL principal. Além disso, você pode aumentar a autoridade do seu site em um nicho de mercado menor, porque os subdomínios são vistos como sua própria entidade. Isso ajudará a aumentar a autoridade do seu domínio principal também. É útil ter a opção de vários subdomínios, porque vários subdomínios também aumentam suas chances de serem visíveis nos resultados dos mecanismos de pesquisa.