fbpx Skip to main content

Uma boa gestão de TI se tornou fundamental para qualquer empresa que queira crescer, afinal, a transformação digital chegou para ficar. Essa realidade está impactando fortemente o modo como as empresas produzem.

Além dos processos de produção, o modo como as marcas comercializam seus produtos e serviços, e se relacionam com as pessoas, mudaram consideravelmente .

Diante desse cenário, fazer uma boa gestão de TI é indispensável para a companhia, pois só assim ela poderá valorizar seus investimentos em recursos tecnológicos, acompanhar as demandas do mercado e se manter competitiva em seu setor.

Se parar para pensar, é possível perceber que a tecnologia está presente no dia a dia das pessoas de maneira que simplesmente não dá mais para imaginar como seria sem ela.

Um exemplo disso são os softwares usados por muitas empresas para organizar informações de seus clientes e automatizar pedidos, envios de mercadoria, pagamentos, entre outros.

Como indivíduos, os seres humanos estão cada vez mais dependentes do celular e do computador, portanto, é necessário acompanhar essa realidade e a equipe de TI é responsável por orientar a companhia nesses processos.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a importância da gestão de TI, quais são as vantagens para fazer esse trabalho e quais são as principais ferramentas usadas.

Importância da gestão de TI

A gestão de tecnologia da informação é um trabalho que se responsabiliza por administrar os recursos tecnológicos usados pela empresa para tratar informações.

Trata-se de um processo que envolve coleta de dados e outras atividades relacionadas a eles, como:

  • Armazenamento;
  • Processamento;
  • Seleção;
  • Comparação;
  • Distribuição;
  • Avaliação.

Dentro de uma empresa especializada em projeto estrutural de muro de arrimo, o gestor de TI cuida das informações, desenvolve e cria projetos e seleciona os recursos tecnológicos adequados.

Esse setor é muito importante porque automatiza processos, melhora a comunicação interna e traz dados importantes para as tomadas de decisão dos gestores, ajudando a reduzir custos e a aumentar a competitividade.

É necessário ter em mente que a revolução digital trouxe muitas mudanças para as empresas. Também permitiu o surgimento de novos mercados e criou possibilidades para que as companhias pudessem se expandir.

A tecnologia aumentou a competitividade e fez com que a inovação e a transformação digital se tornassem cada vez mais essenciais.

Quando a gestão de TI funciona adequadamente, desenvolve estratégias que ajudam a aumentar a produtividade, elevam a disponibilidade de serviços, dentre outras vantagens.

Vantagens da gestão de TI

Fazer uma boa gestão de TI traz muitas vantagens para as empresas, e dentre aquelas que mais se destacam, estão:

Impulsiona os negócios

Para um fabricante de lavadora de piso tripulada, uma das maiores vantagens de investir em gestão de TI é coletar dados e gerar relatórios sobre o negócio que dificilmente seriam obtidos sem os recursos tecnológicos.

Por meio de informações valiosas, a administração consegue identificar claramente quais são as oportunidades de melhoria e crescimento.

Isso acaba criando um diferencial competitivo porque qualquer empresa que investe em tecnologia se torna bem-vista no mercado. Como resultado, mais pessoas vão se interessar por ela e sua capacidade de se adaptar às mudanças.

Mais segurança

Uma das maiores prioridades do departamento administrativo de tecnologia da informação é garantir a segurança dos dados e protegê-los contra ameaças internas e externas.

Tais informações são os bens mais valiosos da companhia, por isso, é necessário utilizar métodos e ferramentas que ajudam a controlar o acesso, monitorar e configurar redes e criptografia.

É assim que os dados serão acessados somente pelos profissionais devidamente autorizados. Além disso, esse setor costuma fazer backup para preservar os dados sempre seguros.

Reduz os custos

Quando o departamento de TI é bem gerenciado, a organização consegue reduzir consideravelmente seus custos. 

Uma análise detalhada redimensiona os recursos tecnológicos, de modo que sejam bem aproveitados e atendam às demandas da organização.

Além disso, um fabricante de banheira imersão Doka terá mais conhecimento sobre seu patrimônio, o que ajuda a priorizar bons investimentos. Esse controle também acaba por evitar prejuízos com falhas de equipamentos, indisponibilidades e quedas.

Aumento da produtividade

Por meio de sistemas que operam de maneira mais estável, os problemas se tornam cada vez menos frequentes, ao passo em que os profissionais podem trabalhar com mais tranquilidade e foco.

Aqueles que se dedicam à gestão de TI vão notar uma queda no número de chamados, podendo usar seu tempo em pesquisas para encontrar soluções eficientes para seus processos.

A padronização agrega aumento da produtividade na empresa, e isso não diz respeito apenas aos procedimentos técnicos, mas também à comunicação, uma vez que os contatos entre os setores se tornam mais seguros, rápidos e assertivos.

Controle e otimização de recursos

Se uma empresa de higienização de almofadas fizer monitoramento constante e eficaz, vai possibilitar que a área de TI tenha mais controle sobre a estrutura tecnológica, o que ajuda a corrigir problemas rapidamente e até mesmo a se antecipar a eles.

É uma forma de saber exatamente quais são os recursos em software e hardware que a companhia possui, podendo detectar carências ou a necessidade de substituição, o que torna os ambientes mais apropriados para as atividades.

Os gestores terão acesso a relatórios mais detalhados sobre as operações do setor de tecnologia da informação, como quantidade de chamadas, tipos de problemas, tempo de resposta, o modo como a situação foi resolvida e se houve gastos.

Ferramentas importantes para a gestão de TI

Cada vez mais as empresas precisam dos dados para diversas necessidades do dia a dia. Sendo o departamento de TI responsável por todo o trabalho relacionado a essas informações, é necessário que conte com algumas ferramentas, como:

1.    Pipefly

Ao usar essa ferramenta, uma empresa de licenciamentos ambientais consegue melhorar a gestão de TI, principalmente aqueles de fluxos mais simples, como registro de pedidos de serviço.

No entanto, demandas complexas também são beneficiadas, como no caso da automação. A plataforma também oferece recursos integrados para desenvolver softwares, reúne as ferramentas necessárias em um único lugar e organiza os processos.

2.    Business Model Canvas

Business Model Canvas (BMC) ajuda a esquadrinhar o modelo de negócios em um painel, dividido em nove blocos. Cada um representa um elemento fundamental que vai compor o modelo.

Esse método é um dos mais aplicados do mundo quando se trata da área de TI, principalmente quando é necessário repensar ou melhorar o modelo de negócio e acompanhar as constantes transformações de seu mercado.

3.    Five metrics

Muitas empresas, como no caso de um consultório odontológico especializado em mini implante infrazigomática, estão acompanhando a tendência de armazenamento em nuvem.

Os serviços em nuvem reduzem custos, aumentam a produtividade e diminuem os esforços que as empresas precisam fazer para se desenvolver, algo que gera impactos positivos em sua infraestrutura.

Porém, as organizações precisam saber como gerenciar tudo isso, e a FiveMetrics é a ferramenta mais indicada para visualizar dados. O recurso ainda é muito recente, mas é possível testá-lo gratuitamente.

4.    Basecamp

Usar diferentes plataformas e aplicativos para acessar e-mails, lembretes, compromissos e projetos pode trazer problemas para a comunicação interna.

Também é a fórmula perfeita para perder dados relevantes ou perder muito tempo procurando informações. Mas, por meio do Basecamp, uma empresa de eliminador de gotas torre de resfriamento consegue gerenciar todas as informações.

Isso é feito em uma única plataforma, tendo em vista que o recurso reúne todas as ferramentas que os profissionais precisam, como editores de texto, serviço de e-mail e assim por diante.

5.    Rescue Time

Esse serviço tem o objetivo de melhorar a produtividade do usuário, monitorando o tempo de uso no computador e gerando relatórios detalhados em relação aos minutos gastos em cada janela, site ou aplicação.

A plataforma emite relatórios diários e semanais que aos poucos formam um banco de dados completo sobre a rotina de trabalho. Com isso, o profissional consegue saber quanto tempo passou nas redes sociais, por exemplo.

6.    G Suite

O G Suite Google Drive reúne várias ferramentas de armazenamento em nuvem, e suas versões Business, Enterprise e For Teams garantem armazenamento limitado e gerenciamento simples.

Um fabricante de peças para caminhão vw 8150 ainda conta com um suporte para o compartilhamento e o trabalho colaborativo na hora de editar diferentes tipos de arquivos, em espaços compartilhados com a equipe.

Considerações finais

Fazer uma boa gestão de TI é fundamental porque a tecnologia ajuda as empresas a terem acesso a diferentes tipos de dados e informações fundamentais sobre ela mesma, o mercado em que atua e seus clientes.

É assim que vai conseguir tomar boas decisões, crescer e prosperar, e ao investir em uma das ferramentas mostradas ao longo deste conteúdo, o trabalho da equipe de TI será ainda mais fácil e produtivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

adriano

Author adriano

More posts by adriano

Leave a Reply