Um estrategista de marketing merece o título porque pode identificar táticas que ajudarão a atingir uma meta específica em vários canais, metodologias, abordagens, compradores e setores.
Muitas pessoas perguntam: “Os estrategistas de marketing e estrategistas de marketing digital podem ser usados de forma intercambiável?” Dizemos não porque um estrategista de marketing é diferente de um estrategista de marketing digital.
Um estrategista de marketing digital tem experiência em tecnologia digital, transformação digital e canais digitais, mas provavelmente não tem experiência em impressão, mala direta, televisão ou outros meios tradicionais. Neste artigo, vamos nos concentrar em estrategistas de marketing como um termo mais amplo. Dessa forma, você pode entender melhor o que eles fazem e talvez ter uma noção se gostaria de se tornar um dia!
Como se preparar para uma função de estrategista de marketing
É necessária uma certa educação e experiência antes de alguém estar pronto para se tornar um estrategista. Vamos revisar a formação educacional e os conjuntos de habilidades que uma pessoa pode precisar para mostrar que ela tem a experiência de estrategista de marketing.
Educação de estrategista de marketing
Embora alguém provavelmente não vá se formar na faculdade e conseguir um emprego como estrategista de marketing imediatamente, ele precisa de um diploma. Os estrategistas se especializam em qualquer área de negócios, não apenas em marketing, mas você frequentemente verá uma familiaridade com marketing. Idealmente, o diploma da pessoa será Bacharel em Artes ou Bacharel em Ciências em marketing. Além disso, um MBA em marketing – embora um mestrado não seja necessário, nem é um indicador das capacidades de alguém.
A definição de um estrategista varia, mas um estrategista de marketing merece esse título porque pode identificar táticas que ajudarão a atingir uma meta específica em vários canais, metodologias, abordagens, compradores e setores. Essa confiança vem de uma formação fundamental e anos de experiência.
Sem essa experiência e essa ampla gama de conjuntos de habilidades, muito provavelmente eles se submeteriam a um colega de trabalho ou prefeririam coisas que conhecem bem, o que seria muito limitante e, portanto, não estratégico. Normalmente, o estrategista de marketing também é a pessoa que lidera uma organização ou departamento de equipe na realização do objetivo geral da empresa ou do cliente, não apenas os objetivos de campanha e KPIs.
Experiência de estrategista de marketing
Um estrategista de marketing normalmente tem mais de sete a dez anos de experiência em marketing. Mas que tipo de experiência prepararia alguém para tal papel?
Freqüentemente, você verá um estrategista de marketing começar como estagiário ou conseguir uma posição como implementador em uma equipe de marketing logo após se formar. Um implementador de marketing pode ser um profissional de marketing específico de canal e se concentrar em uma faceta do marketing – como PPC ou SEO – ou um coordenador de marketing.
Um estrategista de marketing pode até começar sua carreira de marketing como designer com alguma experiência em marketing ou talvez como redator. A função de implementador é simplesmente a posição inicial que dá início à carreira de um estrategista de marketing.
Depois de trabalhar em uma posição de implementador e focar em uma categoria, canal ou experiência específica, os profissionais de marketing podem expandir essa experiência e, eventualmente, assumir mais responsabilidades de marketing. Para se tornar um grande estrategista de marketing, a pessoa deve compreender todas as facetas de uma estratégia de marketing para identificar com precisão o que uma empresa ou cliente precisa, desenvolver uma estratégia de marketing abrangente, executar um plano e atingir seus objetivos.
Trabalho interno x trabalho em uma agência
Para se tornar um estrategista de marketing, uma pessoa deve considerar muitas oportunidades de executar campanhas de marketing em diferentes canais e verticais. As boas notícias? Eles podem acelerar seu desenvolvimento trabalhando para uma agência de marketing. Mesmo que o mandato durasse muito tempo, um estrategista de marketing que trabalhou apenas para duas empresas como profissional de marketing interno limitou o alcance de sua experiência.
O fato é que é um desafio chamar a si mesmo de estrategista de marketing se estiver desempenhando uma função interna em um departamento de marketing (mesmo que sua função seja rotulada de “estrategista”).
Normalmente, os indivíduos que ocupam esses cargos terão algum tempo de agência para ajudá-los a ganhar esse rótulo, porque é onde eles reuniram muita experiência em domínios e setores suficientes.
Temos as cinco fases de um consultor de marketing digital, que descrevem o desenvolvimento de um estrategista de marketing. É a carreira de um Consultor de Marketing Digital (DMC). Levamos o rótulo de estrategista muito a sério e se alguém quiser ser um estrategista de negócios – como temos em vendas – ou um estrategista de marketing – como temos em serviços ao cliente – eles terão uma expectativa muito alta do que eles somos capazes de identificar, conceituar e perceber em relação aos resultados do cliente. Se não puderem, eles não são estrategistas, mas podem ser consultores.
Como somos uma agência, forneceremos a você esses insights de nossa experiência e diferenciaremos um profissional de marketing interno de um profissional de marketing de agência ao longo do caminho
Quando você está com uma agência de marketing
Existe uma maneira de agir na vida. Aprendemos e avançamos muito mais rápido do que em um ambiente interno por causa de vários setores, trabalho, clientes e equipe. Para muitas equipes de marketing internas, o estrategista de marketing também trabalha como implementador, e seu trabalho não é apenas gerenciar a equipe. Eles também estão fazendo seu trabalho. Portanto, às vezes falta o suporte necessário para que os implementadores tenham sucesso, e eles precisam descobrir as coisas por conta própria.
Por outro lado, no mundo da agência – ou pelo menos, da maneira como o construímos – os estrategistas procuram os implementadores para se certificar de que eles estão prontos para o trabalho que farão.
É por isso que queremos escrever este artigo para compartilhar com os candidatos. Eles precisam saber como gerenciar as necessidades do cliente e as capacidades da equipe. O framework Agile Scrum ajuda as pessoas a fazer exatamente isso. Está integrado em nosso sistema.
Uma maneira de ver isso é como gerenciar questões urgentes ou solucionar problemas? Pense nisso como solicitações ou problemas urgentes versus atividades planejadas. Aqui está um exemplo do que queremos dizer. Se eles forem um profissional de marketing interno, às vezes terão uma atividade urgente em que o CEO disse algo e terá que lançar uma campanha. Eles então têm uma nova oferta de serviço para promover. Algumas coisas acontecem e não importa o quão bem eles planejem, seu trabalho também responde às necessidades da organização. Assim, há muito mais pivôs envolvidos, mas é por isso que eles precisam ter uma visão clara da priorização.
Com isso em mente, como se gerencia as necessidades do cliente ou as necessidades da empresa e suas capacidades ou capacidades? Com priorização, pura e simples. E quando eles estão indo em uma frequência ágil, como uma atividade semanal, pode-se girar rapidamente. Eles também precisam ter um processo onde digam: “O que você está nos pedindo para fazer está nos afastando de onde precisamos ir? Ou é apenas um ligeiro passo para fora da direção para a qual estamos indo, e vamos voltar imediatamente? ”
Porque o trabalho como estrategista de marketing, seja CMO, Diretor de Marketing, VP de Marketing, o estrategista em uma agência garante que a estratégia seja cumprida. E se o estrategista aprovar e aceitar essas solicitações improvisadas, que na maioria das vezes não vêm de um pensamento estratégico, mas reativo, ele pode perder o emprego. Normalmente, alguém é contratado como estrategista para trazer sua experiência, e sua experiência ajuda uma organização a priorizar atividades em relação às metas que está tentando alcançar.
As 4 responsabilidades principais de um estrategista de marketing
Um aspirante a estrategista precisa entender o que o trabalho envolve para se preparar para ajudar sua equipe e clientes. Os estrategistas de marketing precisam estar comprometidos e capazes de cumprir todas as responsabilidades, para que outros possam confiar neles quando e onde necessário, e seu trabalho deve ser realizado com sucesso para apoiar seus clientes, equipe e metas.
Para gerenciar essas quatro responsabilidades, os estrategistas de marketing devem saber como conciliar relacionamentos com clientes e colegas e colaborar com outros para atingir objetivos estratégicos.
Responsabilidade nº 1 – Planejar estratégias de clientes
Os estrategistas de marketing sabem que não podem executar táticas eficazes sem uma estratégia sólida. Não importa o vertical, há algumas coisas que os profissionais de marketing concordam que são fundamentais para qualquer estratégia de sucesso.
Conheça a empresa
O primeiro passo para criar uma estratégia de cliente – e sem dúvida o mais importante – é aprender sobre os prós e contras da empresa. Antes que alguém comece a entrar em qualquer outra coisa divertida, como produção de conteúdo e campanhas, eles precisam entender a empresa que estão representando.
Faça perguntas ao cliente para estabelecer uma base de conhecimento:
- Que negócio é esse?
- Qual é o seu objetivo?
- Qual é o seu modelo de negócios?
- Como isso ganha dinheiro?
- Quais são suas margens?
- Quais são seus serviços ou produtos?
- O que o torna único?
O estrategista normalmente criará uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para identificar áreas para melhorar ou manter.
Uma reunião de definição de metas com a liderança, o departamento de marketing ou o departamento de receita (que inclui vendas) deve ser agendada para revisar os objetivos, os principais resultados (OKRs) e os principais indicadores de desempenho (KPIs). Organize esses objetivos e metas por ano fiscal ou trimestre.
Em seguida, o estrategista analisará e avaliará os concorrentes diretos – qualquer organização que venda contra sua oferta. Eles devem então pesquisar e avaliar os concorrentes online – qualquer um que tente representar autoridade de domínio ou liderança inovadora em seu espaço. Os concorrentes online podem não vender diretamente contra eles, mas mostram um esforço agressivo para direcionar as palavras-chave e o conteúdo que desejam escrever para construir a autoridade de sua marca online.
Veja como eles estão convertendo visitantes e compare o processo de conversão e como ele se relaciona com o site de alguém, bem como com qualquer outra coisa que compõe a base de seus funis de vendas e marketing, incluindo brochuras, vendas ou material de marketing, catálogos de produtos, catálogos de serviços e muito mais.
Essas etapas são essenciais para compreender totalmente o quão longe a empresa está na construção de seus funis de vendas e marketing.
Conheça o público-alvo
Depois que o estrategista aprender tudo o que há para saber sobre a empresa, é hora de redirecionar sua atenção para os compradores.
As buyer personas (ou perfis de clientes, dependendo de onde o estrategista recebeu sua educação) são desenvolvidas durante uma reunião projetada para identificar quem são os compradores ideais da empresa. Também é importante olhar para o comprador negativo – a pessoa que pode querer comprar, mas não é uma boa opção para o cliente.
É uma prática recomendada ter um mínimo de três buyer personas. Muitas organizações têm mais, dependendo de quão ajustadas estão em sua segmentação ou de quão expansivas são suas ofertas. As personas dos compradores precisam ser bem documentadas, divulgadas, trabalhadas de forma colaborativa e aprovadas por diferentes departamentos – incluindo vendas, atendimento ao cliente e satisfação do cliente.
Quando todos estão na mesma página sobre quem é o público-alvo, eles têm uma base sólida para o sucesso na busca por compradores ideais. Os estrategistas frequentemente ajudam os clientes a estabelecer e refinar suas buyer personas, portanto, eles estão incrivelmente familiarizados com esse processo. Eles sabem como obter pesquisas de mercado, informações sobre a população, características de compra, dados de compra e muito mais para atingir seus objetivos.
Conheça a jornada do comprador
Para empresas B2B e B2C – ou qualquer empresa com um processo de vendas em que um indivíduo é responsável por comunicar a oferta a um comprador, incluindo o varejo – os estrategistas precisam de um entendimento completo da jornada do comprador. Faça perguntas como:
- Qual é o processo de vendas?
- Como a empresa comunica valor?
- O que a empresa comunica aos seus compradores?
- O que convence os compradores a comprar?
- A equipe de marketing documenta cuidadosamente essas informações.
Com as empresas B2B, é preciso olhar para os estágios do funil especificamente para identificar os estágios de negociação do pipeline de vendas. Da mesma forma, para impulsionar as vendas com empresas B2C, é necessário olhar para a jornada do comprador relacionada ao processo de vendas para ajudá-los a passar pelo funil.
A próxima etapa é para o estrategista de marketing observar o conteúdo da marca nos funis e identificar o conteúdo necessário nos estágios de reconhecimento, consideração e decisão da jornada do comprador. Eles podem fazer isso conversando com indivíduos que lidam com clientes e com o atendimento ao cliente de vendas para descobrir o que precisam para ter mais sucesso em suas funções. Afinal, o objetivo mais crítico de uma equipe de marketing é apoiar as vendas e aumentar a geração de leads.
Avalie, meça e analise
Em seguida, os estrategistas de marketing precisam medir a temperatura da organização de vendas e marketing da empresa. Eles devem avaliar o site da empresa, conteúdo, SEO, canais pagos, mídia impressa, referências e canais de parceiros. O objetivo é entender todos os métodos necessários para conseguir novos clientes. A partir daí, o estrategista pode ver quais caminhos podem ser maximizados no futuro.
Os estrategistas já devem ter experiência em fazer avaliações. Também é muito comum que eles tragam alguns implementadores – como consultores de marketing digital e profissionais de marketing de conteúdo – para auxiliar neste processo, mas são eles que revisam os relatórios e avaliações para garantir que estejam alinhados com os objetivos da empresa. Eles analisam onde a empresa está e determinam para onde ela precisa ir.
Descobrir como a empresa vai atrair clientes em potencial é o próximo passo vital. Os estrategistas de marketing precisam se perguntar: “Quais são todos os meios que temos à nossa disposição para atrair compradores?” A resposta levará a uma análise de lacunas de onde a empresa está agora e o que ela fez no passado.
Com essas informações, o estrategista pode desenvolver uma programação de produção para criar o conteúdo que a empresa não possui. Eles também precisam criar uma programação de campanha que incorpore o marketing tradicional, pago e inbound.
Responsabilidade nº 2 – Entrega dos resultados prometidos
Um estrategista precisa entregar resultados. Primeiro, eles precisam ter uma visão clara de onde estão agora e ser muito honestos e transparentes sobre o que a empresa já tem e o que precisa. Identifique os pontos fortes e fracos da marca e planeje conteúdos e campanhas futuras de acordo.
A segunda etapa é a definição do nível, o que significa definir as expectativas da empresa. Se o CEO da empresa do cliente tem expectativas irrealistas e não está qualificado para definir os objetivos que está pedindo, mas está dizendo sim de qualquer maneira, provavelmente não é um estrategista. Quando alguém se torna um “cara sim”, eles se colocam como um cliente potencialmente irritado e perdem credibilidade. Isso pode prejudicar a reputação da empresa no que diz respeito à capacidade percebida.
Fique no caminho certo e alcance metas
Um estrategista precisa educar os outros – especialmente a liderança – sobre o que é realista para o que eles estão pedindo ou querem alcançar. Como mencionamos brevemente antes, a regra número um é não estabelecer metas irrealistas. O estrategista pode definir metas, objetivos e projeções, ou calcular algumas variáveis preliminares de desempenho.
Para entregar resultados, eles precisam hiper-comunicar seu progresso em direção a cada meta e relatar quaisquer otimizações ou mudanças necessárias. Talvez eles tenham descoberto que um de seus anúncios do Facebook não está funcionando tão bem quanto eles esperavam. Descubra uma maneira de reotimizar os esforços e ajustar de acordo. Então, seja franco com a empresa sobre por que a campanha inicial não funcionou e o que a equipe está fazendo para cuidar disso para mostrar que são confiáveis, capazes e têm tudo sob controle.
Atendendo a solicitações de novos clientes
O que fazer se a empresa solicitar algo que não esteja de acordo com sua estratégia?
Como estrategista de marketing, a principal função é guiá-los na direção certa e incentivá-los a seguir a estratégia o máximo possível. Quando alguém recebe esse tipo de solicitação, adicione-as à lista de pendências e garanta ao cliente que os itens ainda receberão a atenção adequada no momento certo. Uma vez registrado no backlog, o estrategista pode revisá-los durante seu planejamento mensal para ver o que eles podem priorizar.
Por exemplo, criar um ebook projetado para complementar um produto inacabado que a empresa está lançando daqui a nove meses não é uma prioridade. Embora esse e-book pareça uma excelente garantia para a equipe de vendas e um recurso valioso para clientes em potencial, iniciativas mais urgentes provavelmente concentrarão os esforços de marketing agora. Comunicar eficazmente como cada iniciativa de marketing apóia sua estratégia é uma habilidade crucial que os estrategistas de marketing devem ter.
Responsabilidade nº 3 – Construindo Relacionamentos com Diferentes Funções na Equipe
Na Alozoom, o estrategista de marketing trabalha em estreita colaboração com os implementadores em todo o processo de produção. Requer comunicação, preparação e planejamento.
Os membros da equipe de marketing precisam se adequar à cultura e à comunicação, não apenas ao conjunto de habilidades. O implementador e o estrategista precisam se entender – se não, haverá conflito no processo de produção.
Parceria com um Scrum Master
Operamos em uma estrutura interna ágil chamada Scrum, na qual completamos nossas tarefas (também conhecidas como histórias) que compõem os projetos (também conhecidos como épicos). O Scrum master é fundamental para remover impedimentos e facilitar a versão mais eficiente do sprint.
Em suma, o trabalho do Scrum master é garantir que a equipe tenha o sprint mais eficiente e eficaz possível. O relacionamento entre o Estrategista de Marketing e o Scrum Master deve ser altamente harmonioso para apoiar o restante da equipe.
Uma equipe é tão boa quanto a soma de suas partes
Como estrategista de marketing, o trabalho é apoiar os implementadores e garantir que eles tenham tudo o que precisam para entregar o trabalho do cliente com sucesso.
Para ter uma equipe de alto desempenho, os colegas de trabalho devem se hipercomunicar, se corrigir e ser muito honestos sobre o que está funcionando e o que não está funcionando Tem que ser respeitoso. A relação de trabalho com qualquer pessoa em uma equipe precisa vir de um ponto de autoaperfeiçoamento e trabalho árduo, todos os dias. Erros acontecerão, mas a forma como corrigimos nossos erros e aprendemos com eles nos define. Construir e nutrir relacionamentos entre implementadores e o estrategista de marketing (e entre os próprios implementadores) é vital para o sucesso geral de uma equipe de marketing e o trabalho que ela produz.
Responsabilidade # 4 – Planejamento dentro do Agile Scrum Frameworks
É hora de mergulhar um pouco mais no planejamento do Scrum. Nem toda equipe de marketing ou agência opera em Scrum, mas nós (e muitos outros profissionais de marketing) acreditamos que é a maneira mais eficaz de entregar resultados duradouros.
A maioria das equipes de marketing tem reuniões regulares para revisar o progresso de diferentes iniciativas de marketing. Além dos check-ins diários da equipe, temos uma reunião de planejamento Scrum semanal onde a equipe analisa as tarefas do próximo sprint em conjunto e garante que todos os nossos clientes estão no caminho certo.
Antes da reunião Scrum, os estrategistas de marketing trabalham com o Scrum Master para revisar os próximos sprints da equipe. No Scrum, chamamos isso de planejamento de capacidade. O que os implementadores devem fazer no próximo sprint? Eles serão capazes de fazer tudo? Essencialmente, olhamos para a capacidade de cada indivíduo e a quantidade de trabalho que eles podem realizar para ver se eles podem realizar tudo antes dos prazos.
Durante a reunião de planejamento do Scrum com toda a equipe, o trabalho do estrategista de marketing é garantir que os implementadores saibam o que é atribuído a eles, o que estão fazendo para cada tarefa e os prazos. Esta reunião é uma oportunidade para responder às perguntas dos membros da equipe para remover quaisquer impedimentos e manter o fluxo de trabalho em um ritmo ideal.
Os estrategistas de marketing também precisam monitorar o progresso da equipe no cumprimento das metas do trimestre. O que a equipe está fazendo a cada mês, semana e dia para atingir essas metas? Se ficar para trás, o que precisa acontecer para alcançá-la?
O estrategista de marketing e o Scrum Master precisam dizer: “Ok, o que estamos fazendo? E o que resta? Onde estamos com este projeto? O que precisamos mudar para terminar a tempo? ”
O que é necessário para ser um estrategista de marketing
Se alguém quer seguir uma carreira em marketing, não há problema em aproveitar oportunidades para as quais não tenha recebido treinamento e obter treinamento prático e real durante o trabalho. Expandir o conjunto de habilidades é a única maneira de crescer como profissional de marketing. Então, pegue uma tarefa, assuma a responsabilidade e descubra.
Freqüentemente, vemos muitos jovens profissionais de marketing que sentem que seu conhecimento de tecnologia lhes dá uma vantagem, mas eles minimizam sua experiência. Outros têm áreas que consideram suas especialidades, mas não entram em outros domínios que podem tornar suas carreiras mais rápidas.
Lembre-se de que marketing é tudo sobre comunicação, que consiste em diferentes mídias e meios. Portanto, a familiaridade com as mídias e canais lhes dá a chance de trabalhar em algo novo para uma empresa ou cliente com confiança.
Para se tornar um estrategista de marketing, a pessoa provavelmente também terá de ser paciente. Eles não serão um estrategista de marketing até que tenham passado pelo marketing de alto nível por cerca de oito anos.
É uma coisa muito simples. É sobre entender que tudo o que eles estão fazendo agora vai se somar e ser uma parte do que os tornará um estrategista. E se eles estão tentando pular para um estrategista de marketing, eles provavelmente não têm paciência para chegar lá ainda. A grande estratégia é um componente do pensamento político, econômico, empresarial e social da sociedade. É como os generais. Se eles estivessem ingressando no Exército como soldado raso e dissessem: “Quero ser general”. É fácil; ficar por aqui por 30 anos.
A genialidade de um estrategista será sua capacidade de responder às circunstâncias, tirar o máximo proveito do que foi dado e ser um oportunista supremo.
Os estrategistas superiores veem as coisas como elas são. Grandes estrategistas não agem de acordo com idéias preconcebidas; eles respondem ao momento. Suas mentes estão se movendo rapidamente e eles estão sempre animados e curiosos.