O marketing esportivo consiste em uma vertente publicitária que está sempre em grande evidência, mostrando que esse tipo de comunicação possui uma grande importância, e que a publicidade é simplesmente o coração de toda e qualquer meta de vendas.
Dessa forma, é interessante notar que, apesar do mercado digital está crescendo cada vez mais, de maneira que até um simples adesivo para freezer pode ser adquirido por lá, as vendas do universo esportivo não caem, só pelo fato de atuarem bastante no mundo físico.
É por esta razão que os alvos da estratégia publicitária dos esportes são os mais diversos, indo dos jogos olímpicos até os chamados e-sports, fazendo com que até mesmo as vendas de pulseira de identificação silicone aumentem, em virtude do número de eventos feitos.
Por esta razão, será abordado como tema neste texto as táticas publicitárias voltadas ao nicho dos esportes, argumentando em favor da sua importância e da diferença que elas possuem para as demais abordagens de marketing.
Por fim, e para que seja fácil perceber como a venda de moda masculina esporte fino pode aumentar por meio de detalhes simples deste meio, será explicado como aplicar o modelo publicitário esportivo na prática de uma instituição ou pequeno negócio.
Em que consiste o marketing esportivo?
Para compreender do que se trata o chamado marketing esportivo, é preciso, antes de mais nada, conhecer o mínimo necessário a respeito do conceito de marketing.
Segundo defende Philip Kotler, que é autoridade mundial neste assunto, o marketing consiste na capacidade de realizar e entregar uma demanda de mercado e proporcionar lucro, ao mesmo tempo que enxerga isso, de forma clara, como uma tarefa específica.
É a partir deste princípio que o marketing e as suas técnicas entram em ação para proporcionar e desenvolver os serviços e produtos exigidos por um determinado tipo de mercado.
Tendo o significado deste conceito, no âmbito publicitário em si mesmo, explicado de forma mais clara, é possível abordar a respeito daquilo que se entende por marketing esportivo.
Ele terá de ser justamente uma segmentação do bom e velho marketing, e deverá ter como principal meta a geração de oportunidades de negócios por meio do universo dos esportes, para usá-lo como uma ferramenta para as táticas de publicidade.
Isso é o mesmo de dizer que é necessário abarcar tudo, desde a criação e execução dos recursos de marketing no meio esportivo e em tudo o que nele está envolvido, até as marcas, times, clubes, atletas, equipamentos ou até mesmo as personalidades.
Se for para pensar nisso até mesmo no momento de adquirir um aluguel de uniformes de futebol, será possível dizer que o marketing esportivo está envolvido em todos os tipos de processos pelos quais um esporte é visto ou exibido para o mundo.
Qual a sua importância?
A confecção de artigos esportivos, como camisas de times, peças de equipamentos e outros objetos relacionados ao esporte, não é uma atribuição destinada somente aos atletas e aos clubes.
Na grande maioria dos casos, os principais consumidores desses itens são as próprias pessoas que torcem, e que sempre estão acompanhando as equipes.
É por meio desses tipos de fatos que se chega à conclusão de que o papel do marketing esportivo nas instituições é de vital importância, bem como a atuação dos patrocinadores e a existência de eventos da área.
Uma das práticas mais importantes em táticas de marketing esportivo é o patrocínio. Afinal de contas, até mesmo a produção de chinelos personalizados infantis com desenhos dos jogadores é impactada com as decisões relacionadas aos patrocinadores.
Isso porque fortalecer as marcas e construir um bom relacionamento com os clientes sempre foi uma das principais metas de marketing de qualquer empresa.
Sendo dessa forma, ao pensar no fornecimento de cupons de desconto à distribuição de necessaire personalizada para lembrancinhas, essa lógica é aplicada.
No segmento voltado aos esportes, essa fator pesa de maneira ainda maior, pelo fato de que a relação entre público e marcas é incrementada com aspectos emocionais que podem acabar ocasionando os seguintes resultados:
- Aumento do reconhecimento da companhia;
- Otimização da autoridade da marca;
- Explosão de vendas;
- Aumento do senso responsabilidade social;
- Aumento da força dos produtos no mercado.
Seria extremamente simples imaginar que apenas as marcas que possuem produtos diretamente relacionados ao esporte precisam realizar ações que recorram ao marketing esportivo.
Dessa forma, então, não haveria relação, por exemplo, entre uma marca de carros e uma partida de futebol.
As empresas desse setor não iriam, neste caso, reservar quantias milionárias para poder inserir propagandas comerciais nos intervalos de jogos, ou mesmo promover os próprios eventos das áreas convenientes.
A verdade é que estar presente na vida e na mente dos telespectadores em momentos especiais e importantes é uma excelente maneira de criar um relacionamento mais íntimo entre a empresa e os ouvintes, mesmo que ela não se dedique propriamente ao esporte.
Além do mais, vale recordar que o marketing esportivo possui o papel de agregar valor também para os eventos em questão, mesmo que seja com uma propaganda ilustrando uma simples tela de nylon para quadra.
Seja nos campeonatos, nas competições, ou qualquer tipo de prática esportiva, a presença de uma marca grande como patrocinadora pode otimizar consideravelmente o número de participantes no evento, o que irá agregar instantâneamente valor ao próprio esporte.
Diferença para os outros tipos de marketing
O marketing no esporte se trata, basicamente, de mais uma segmentação do marketing tradicional.
A diferença é que ele possui o objetivo extremamente específico de gerar receitas e boas oportunidades para a indústria do esporte, a saber as marcas, os clubes e atletas, as ligas, os eventos e as demais segmentos do meio.
Dessa forma, assim como o chamado marketing tradicional, o esportivo também precisa fazer uso de algumas táticas básicas, como a definição de personas e a difusão de conteúdos e informações relevantes para a atração do público-alvo.
Quando se fala em marketing esportivo, existe uma característica peculiar envolvida, que é a ligação afetiva que envolve o consumidor.
Afinal de contas, o esporte está extremamente relacionado com as emoções, seja a alegria quando o time preferido vence, seja a tristeza de vê-lo ser derrotado.
Isso significa que o vínculo emocional é muito grande, e as empresas precisam fazer uso desse elemento ao seu favor, no momento de planejar as ações do departamento publicitário.
Além do mais, é interessante se lembrar também do fato de que o consumo também é diretamente influenciado pelas emoções que regem o momento.
Para isso, é válido pensar em um evento esportivo de grandes proporções, como é a Copa do Mundo.
É normal que a venda de camisas, bonés, mochila saco em tactel personalizada e outros itens de torcida pelas seleções cresça, uma vez que o consumidor deseja fazer parte de uma experiência e fazer torcida para a sua nação.
Por esta razão, uma loja de artigos esportivos precisa incluir, em sua tática de marketing, esse tipo de evento como um gancho para direcionar os clientes à compra.
Como aplicar o marketing esportivo?
Por fim, não seria possível fazer um artigo cem por cento completo a respeito do marketing esportivo sem, ao final, fornecer aos interessados algumas orientações práticas e sintéticas a respeito de como implementar essa abordagem na própria empresa.
É muito importante se lembrar sempre de que não existe mágica no mundo da publicidade.
Além do mais, com o advento do marketing digital, todas as coisas que são feitas nesse sentido dentro da internet dependem de diversos fatores.
Assim, é preciso dizer que, antes de qualquer coisa, é de extrema importância que exista em uma campanha de marketing esportivo:
- Ações de patrocínio;
- Uso dos recursos de licenciamento;
- Realização de eventos esportivos;
- Utilização de anúncios em estádios e campos;
- Investimento na produção de conteúdo.
Por meio das investidas favoráveis dos patrocinadores, dos recursos necessários e do foco no proveito oferecido pelos eventos de esporte, já é possível ter um bom começo na trajetória de aplicação desse método.
É graças ao marketing esportivo que com o uso correto das táticas eficientes, se pode fazer com que o esporte chegue ao mundo inteiro, sobretudo, nas casas dos fãs mais interessados, com o auxílio de uma comunicação bem feita.
Considerações finais
Somente por meio das mídias digitais, da publicidade virtual e das práticas feitas em eventos que o esporte pode chegar às proporções que puderam alcançar, com eventos mundiais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Dessa mesma forma, por meio do marketing esportivo, será possível trazer visibilidade a uma empresa em estágio inicial, que poderá se beneficiar dos bons frutos do sucesso, independente daquilo que ela vende no mercado dos esportes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.