Diferenças entre Inbound x Outbound, em qual estratégia investir?
Sabe-se que o marketing é um ramo de estratégia, o inbound e outbound são justamente estratégias utilizadas no marketing. E em primeiro lugar, as duas ajudam a atrair clientes e funcionam muito bem nos negócios que a usam corretamente.
No entanto é muito necessário conhecer suas diferenças e analisá-las para compreender qual é a melhor para a sua empresa, deste modo é importante salientar que uma não anula a outra e que em conjunto podem produzir bons resultados.
Uma empresa de van de viagem, precisa fazer estratégias ao longo do ano voltadas para atrair clientes. Afinal o ramo de viagens, geralmente é muito afetado pelos tempos de crise ou quando simplesmente não é uma data festiva, por isso deve criar estrateǵias o ano todo.
Então, não pode ser uma simples atração de clientes a loja ou negócio online. Tem que ser pesada, por exemplo, como fachada de loja em ACM preto essas fachadas chamam bastante atenção. É justamente isso que a empresa deve fazer, chamar a atenção.
Essas estratégias para atrair os clientes, chamada de inbound e outbound, precisam ser agressivas, sem respeitar os limites da concorrência. Pois, investir pesado na atração de clientes, permite que se escale melhor as estratégias de marketing, investindo mais nelas.
Claro que alguns ramos não permitem que se faça uma propaganda agressiva de atração de clientes, pois pode ocasionar problemas jurídicos. Como é o caso de profissionais de saúde, eles precisam ter cuidado quando forem fazer estratégias do tipo.
O artigo vai apresentar características dessas estratégias. Principalmente durante a leitura, será perceptível que elas podem trabalhar como que em um espaço de trabalho compartilhado totalmente juntas.
Entenda o que é Inbound e Outbound
Inbound e outbound são dois termos muito famosos entre os profissionais de marketing e vendas. Todavia, por mais que sejam muito usados, as estratégias ainda produzem algumas dúvidas, principalmente sobre as diferenças.
Assim, o inbound é entendido como a estratégia de atração, que age para que os potenciais clientes cheguem até a empresa ou negócio para comprar.
Se uma empresa do ramo de impermeabilização piso garagem quiser vender através do inbound, precisará mostrar seu conhecimento do assunto, talvez por meio de um e-mail marketing, como será visto mais para frente.
Mas, diferente do que muitos acham, o outbound também vai buscar deixar a audiência interessada no produto, mas de um modo diferente, com campanhas mais quentes, por meio de propagandas, por exemplo.
O que é Inbound?
O objetivo central do Inbound Marketing é a atração e fidelização de clientes. Em português totalmente livre, Inbound Marketing tem significado de marketing de atração.
Ou seja, a ideia protagonista não é ir atrás do cliente, e sim estimular o interesse dele para que ele venha até a empresa e se interesse pelo que o seu negócio proporciona a ele.
Uma empresa de vigilante se beneficiaria dessa estratégia, mostrando o quanto ela entende da área de segurança pessoal. O cliente se encanta pelo domínio da área que a empresa tem.
Essa atração é realizada por meio de conteúdos de qualidade para o público-alvo. Sendo a geração de conteúdo o combustível central para o Inbound, é preciso que esse conteúdo seja bastante qualificado e que faça uma comunicação com as pessoas certas.
Assim como a ideia principal é a atração do público e despertar nele um interesse verdadeiro nos produtos ou serviços da empresa, é necessário compreender bem quem é esse público.
Uma empresa de bateria 60 HP se esse negócio entender bem seu público, vai preparar conteúdos focados nessa persona, que é o cliente ideal do negócio.
É realmente preciso primeiro conhecer quais são seus interesses, dúvidas e obstáculos, para então oferecer materiais ou conteúdos que o auxilie na resolução dos problemas que tem ou mostre uma oportunidade ainda não clara, cuja solução é exatamente o seu produto.
E o que é Outbound?
O Outbound Marketing, é o chamado marketing tradicional, por sua vez tem como objetivo central atrair clientes oferecendo serviços ou produtos da empresa.
A ideia é ir atrás do cliente de forma ativa e não necessariamente produzir o interesse real deste possível cliente na sua empresa.
Esse estilo de marketing alavancou muito com o uso de propagandas no rádio, TV, jornais, cartazes, placas em rodovias, enfim, nos meios mais tradicionais de publicidade.
Empresas do ramo de oficina suspensão automotiva costumam usar esse tipo de marketing, pois é algo mais tradicional e geralmente é o que acaba funcionando também, mas não impede o uso do inbound.
Mas, além desses canais, podemos achar o Outbound no meio digital também. As pessoas provavelmente já foram interrompidas por uma propaganda enquanto assistia a um vídeo na internet. Bom, isso é Outbound.
Banners, e-mails em larga escala são alguns dos modos de publicidade que estão presentes nessa metodologia de marketing.
O investimento no Outbound se diferencia bastante do Inbound pois as mídias são muito mais caras, principalmente a televisão e outros meios mais tradicionais de anúncios. Já no meio online nem tanto, é o caso dos anúncios nas mídias sociais.
No Outbound, se, por exemplo, a empresa precisar cortar o investimento de uma hora para outra, ela desaparece da mídia. Isso é algo que não vai acontecer no Inbound, já que os conteúdos permanecem na internet e podem ser vistos a qualquer instante.
O Outbound na prática
Explicando um pouco mais sobre o Marketing tradicional ou outbound, os pontos centrais que devem ser mostrados no outbound são:
- Fazer anúncio para pessoas da região na mídia paga;
- Conhecer o problema do cliente;
- Entender de prospecção;
- Saber fechar uma proposta.
Entender quais são os problemas enfrentados pelo cliente, o qual a empresa vai entrar em contato é o primeiro passo de troca entre o negócio e possível cliente.
Uma loja que venda pino fixador de tag precisa compreender com que sua base de clientes geralmente trabalha, para realizar uma melhor resolução dos seus problemas, e aí apresentar a solução que são os pinos fixadores.
É fundamental compreender a área de atuação desse lead, o tamanho do negócio e o tipo de venda, pois só assim se encontrará um meio de troca para criar um canal de comunicação com ele.
Outro ponto muito interessante é entender o modo como se irá prospectar aquele tipo de cliente e quais canais estratégicos devem ser utilizados, alguns exemplos são os e-mails marketing, ligação, e muitos outros.
Aqui, deve-se analisar qual ferramenta é a melhor para certo cenário e fazer um tipo de filtragem, na qual vai ter que usar de algum modo.
E assim, logo depois abrir o canal de comunicação com esse determinado cliente, apresentar as melhores propostas para resolver aquele problema que o cliente está sofrendo e oferecer seu produto ou serviço.
O Inbound na prática
No marketing de atração ou inbound, as estratégias centrais de marketing se fundamentam na ideia de construção e compartilhamento de conteúdo voltado para uma audiência específica, criando assim uma troca de valor entre o negócio e o possível cliente.
Sabe-se que esse marketing de atração hoje em dia é geralmente associado a ideia de conteúdos, como:
- Posts em redes sociais ou sites;
- Oferecer Ebooks gratuitos;
- Apresentar Infográficos com dados relevantes,
- Fazer Vídeos com conteúdo interessante;
- Enviar conteúdo por meio de e-mail marketing.
Essa é a primeira etapa, na qual o desconhecido acaba se tornando um visitante e é atraído para o seu site ou para as redes sociais, aqui a principal meta é alvançar esse visitante.
Justamente por meio de seus respectivos conteúdos, como os blog post, SEO e as várias estratégias para redes sociais da empresa.
Esses conteúdos devem ser um guia, uma curiosidade rápida sobre um determinado assunto, com dicas, listas, alguns tutoriais e respostas diretas.
É a fase em que um determinado visitante se torna um contato, ou seja, seu potencial cliente. Nessa etapa de conversão a meta é captar contatos, por meio da chamada para ação, pela página de captura e muitos outros.
Dicas para investir nessas estratégias
Sabe-se que investir tanto em Outbound e inbound é totalmente benéfico. Pouco importa qual dessas estratégias serão adotadas. Aqui vão algumas dicas para investir nelas:
- Encontre os melhores perfis da sua base;
- Entender os estágio da jornada do lead;
- Integração de marketing e setor de vendas;
- Ter uma prospecção ativa.
Todas essas dicas apresentadas, são importantíssimas tanto para uma quanto para outra estratégia de atração de clientes. As duas irão trazer vantagens para as empresas.
Considerações finais
Dar prioridade ao que mais se encaixa no seu cenário, entenda que as duas estratégias principais são largamente usadas no dia a dia e possuem bons benefícios.
Desse modo, compreenda quem é o seu público para assim montar uma abordagem mais correta e colher os bons frutos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.