Como faço para definir meu nicho de mercado?
Quando um empreendedor planeja entrar dentro de um mercado, é importante que haja uma boa definição do nicho de mercado do qual pretende atingir e principalmente, criar boas estratégias para obter esses resultados.
O nicho de mercado é uma parcela de um grupo de consumidores, sendo muitas vezes pequena ou pouco notada por outros empreendimentos, porém, pode acabar dando oportunidades dentro do mercado.
Embora muitas vezes possa ser confundido com segmento, o nicho está mais voltado para um grupo pequeno e até mesmo inexplorado de consumidores ou de mercado em si, ao contrário do segmento que tem o foco em clientes com mais interesses.
Por exemplo, uma cadeira para home office pequeno, uma empresa pode segmentar para alcançar um grande número de consumidores que precisam do produto, mas ao se concentrar em um nicho, acaba sendo voltado para aqueles que tem um espaço pequeno.
Com isso, é possível definir que o nicho é uma pequena parcela que existe dentro do segmento, que podem ter representações denominadas de persona.
A persona é um perfil de consumidor criado a partir de dados que foram coletados, para saber quais são suas necessidades e os desejos que possuem dentro do mercado, contribuindo para que estratégias de marketing e atendimento sejam personalizadas.
Sendo assim, uma persona de um serviço de usinagem tornearia e solda, por exemplo, pode contribuir para a empresa saber o que os consumidores esperam dos serviços e os comportamentos durante a condução pelo funil de vendas com os conteúdos disponíveis.
Por isso, quanto mais uma empresa conhecer seu mercado de atuação, melhor será o entendimento para que também se compreenda o nicho.
A importância de possuir um nicho
Dentro da importância de uma empresa possuir um nicho de mercado, algumas coisas podem ser pontuadas, como:
- Ações mais assertivas;
- Menos concorrentes;
- Maiores chances de fidelização do consumidor;
- Aumento de oportunidades para parcerias.
Um nicho de mercado de coberturas de lona proporciona um maior entendimento para saber o que o público deseja e como suprir essa necessidade, com estratégias de marketing que mostram que a empresa sabe exatamente as ações que devem ser feitas.
Essa compreensão também acaba proporcionando maiores chances de que os consumidores fidelizem a marca, o que é benéfico para as futuras estratégias que irão ter um apoio e para o aumento dos lucros da empresa.
Quando se fideliza um consumidor, é possível que mesmo dentro de um pequeno nicho de mercado, as chances de destaque se tornem maiores porque haverá uma divulgação natural por parte do cliente.
Em casos de necessidades de amigos e familiares, o cliente irá recomendar a empresa, e também, poderá compartilhar nas redes sociais, o que acaba ampliando o número de leads que se identificam com o que é oferecido.
Não somente consumidores se tornam mais fácil de serem conquistados como também, parcerias que buscam incentivar e ganhar alguma presença dentro do nicho.
Por exemplo, vans para viagens e transporte corporativo podem fechar parcerias com outras empresas que busquem profissionais que trabalham em determinada região, e com isso, oferecer transporte fretado para esses moradores.
A concorrência de um nicho de mercado também acaba sendo menor do que em outros segmentos com maiores visibilidades, o que acaba permitindo um crescimento para a empresa por não enfrentar adversários que oferecem o mesmo produto ou serviço.
Ter um nicho específico é importante não somente para que a empresa venda, mas também, para que possa oferecer uma qualidade em seus produtos e serviços que possam conquistar os consumidores e um bom lugar no mercado.
Tipos de nicho
Se uma empresa está buscando encontrar o seu nicho de mercado para oferecer um serviço de mini pendrive personalizado, é importante que conheça os tipos que existem para poder saber como abordá-los e também, se haverá alguma intenção de compra.
Um dos modelos é o nicho feito por segmentação demográfica, que é feita de acordo com a localização que o público se encontra, como bairros, cidades, regiões, estados, países e até mesmo continentes, caso a empresa busque se expandir.
Se uma empresa se instalar em determinada região, é importante saber se o local possui alguma carência do qual o produto ou serviço oferecido pode acabar agregando algo para os seus consumidores.
Já para o quesito demográfico, acaba definindo desde idade e gênero, até a renda do público-alvo, dando a oportunidade para a empresa decidir em um aspecto para receber um foco maior e com isso, estruturar mais suas campanhas de marketing a esse público.
Nichos com segmentação comportamental são os hábitos de consumo, agrupando um determinado público que acaba tendo modos parecidos ao procurar por um tamboreador de joias.
Contudo, para esse modelo de nicho, as empresas devem considerar quais são os produtos que os consumidores costumam buscar e também, se há uma fidelização com alguma marca, além de enquadrar os preços que estão dispostos a gastar.
Hábitos do consumidor e até mesmo valores acabam sendo enquadrados dentro da segmentação psicográfica, por isso, quanto mais a empresa transparecer seus valores e ter uma boa imagem, maiores são as chances dos consumidores se tornarem fiéis.
Como definir
Se uma empresa de escoramento metálico para escavação quer entender e definir o seu nicho de mercado, primeiro é importante que se tenha bem definida a escolha de mercado e o segmento dentro dele que planeja atuar.
Por meio dessas especificações bem definidas, é possível saber quais serão as áreas de atuação e como montar as estratégias de marketing, atendimento ao cliente e a imagem que a empresa quer passar aos consumidores e concorrência.
Com essa definição, também facilita para que identifique quais são as aptidões que a empresa tem para oferecer aos consumidores e também, para questões internas que possam contribuir para uma maior tomada de decisões.
O nicho de mercado é atingido mais facilmente quando se tem uma busca para solucionar os problemas que aqueles consumidores possuem, e por meio disso, pensar em como pode resolver por meio de um produto ou então, um serviço.
Contudo, antes de quaisquer definições serem acertadas e apresentadas para os consumidores, é importante que a ideia que a empresa apresentar seja sustentável de forma econômica.
Por exemplo, se um nicho possuir uma grande concorrência, a demanda de um produto ou serviço será alta, e se houver uma grande busca por algo, as empresas que oferecem também são em grandes escalas.
Por isso, é importante encontrar o meio termo para que, ainda podendo haver uma boa quantidade de concorrentes, a empresa consiga oferecer seus produtos e serviços para um bom número de consumidores.
Em que até mesmo em casos de não haver tantas concorrentes, há uma oportunidade de maior destaque para esse empreendimento e com isso, aumenta a sua credibilidade dentro do mercado tornando-se uma referência.
Quanto mais uma empresa analisar quais são os concorrentes, suas estratégias e abordagens com os consumidores, melhor será para ela se preparar na conversão dos seus leads.
O foco da análise da concorrência deve não ser apenas na qualidade do produto, como também, no público-alvo que deseja atingir e que outros empreendimentos já atingiram, apresentando as soluções próximas do que se está planejando.
Portanto, compreender o mercado desde outras instituições até os seus consumidores, acabam contribuindo para estratégias mais assertivas e também, ações que podem dar um foco dentro do nicho.
Usar ferramentas e softwares para contribuir em uma definição do nicho também pode contribuir para saber qual é o público-alvo que deve ser atingido, e até mesmo onde eles estão localizados.
Por isso, usar a tecnologia a favor como um meio para se conectar ao consumidor, bem como proporcionar uma boa experiência de compra, é algo benéfico e que proporciona um grande destaque dentro do mercado.
Considerações finais
A definição de um nicho de mercado pode contribuir com as empresas de modo que, diferentemente do segmento, acabam atribuindo o seu foco para uma pequena parcela de público-alvo que existe dentro de um mercado.
Com especificações que vão desde geografia, comportamento e estilos de vida, um nicho de um mercado deve ser bem definido pelas empresas que buscam crescer com algo que é considerado inovador ou inexistente.
A importância de ter um bom nicho pode fazer com que, por meio dessa pequena parcela de consumidores, a empresa acabe crescendo devido ao compartilhamento e divulgação que será feito pelos seus consumidores em redes sociais ou amigos e familiares.
A definição de um nicho de mercado de seguranças do trabalho não é só benéfico para as empresas como também, aos consumidores, que ao receber estratégias de marketing personalizadas sentem-se parte de algo, especialmente se os valores combinarem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.