No que se trata de termos empresariais, a elaboração de um planejamento estratégico dentro da corporação é fundamental e há muitos fatores que entram em jogo. Por isso, um mapa estratégico é indicado para saber qual direção tomar.
Um mapa estratégico pode evitar falhas e trabalhar com prioridades e metas durante o processo de execução do planejamento e esse mapa deve ser muito bem elaborado em uma companhia de divisória de vidro para quarto, por exemplo.
Portanto, para otimizar as estratégias de marketing da empresa, criar um mapa faz com que os gestores e equipes se comuniquem mais adequadamente entre todos os setores.
O que é mapa estratégico?
Trata-se de uma ferramenta de gestão que, de forma visual, identifica como cada área da empresa está se relacionando sincronicamente com as demais, que na verdade é um objetivo-chave dentro da organização.
O modo como cada papel é desempenhado faz do mapa estratégico um estruturador entre todos, através de um único diagrama desenhado, integrando o método Balanced Scorecard, sistema que é dividido em quatro perspectivas:
- Visão dos clientes;
- Visão financeira;
- Visão dos processos internos;
- Visão de aprendizado e crescimento.
A perspectiva dos clientes, ou proposta de valor, aborda a forma como entregar valor e satisfazer e suprir as necessidades dos clientes.
A visão financeira mostra as maneiras pelas quais a saúde financeira da empresa de climatização e refrigeração pode ser mantida.
As perspectivas dos processos internos determinam os caminhos para otimizar processos internos, tendo como foco os objetivos e metas principais da organização.
Além disso, as perspectivas de aprendizagem e crescimento definem quais são as competências, habilidades e tecnologias que podem dar suporte à estratégia adotada pela empresa.
Dessa forma, o mapa estratégico mostra visualmente quais são os objetivos da empresa, embasados nessas quatro visões, ilustrando a o papel desempenhado por cada colaborador, ao chegarem no resultado final.
Portanto, o mapa estratégico oferece uma cenário integrado, que está diretamente relacionado com o organograma empresarial e às principais pessoas envolvidas na estratégia de negócios de instalação elétrica exterior, por exemplo.
Qual a utilidade do mapa estratégico?
Ele serve para oferecer caminhos para que o planejamento possa ser concretizado de forma clara, simples e eficaz, através da execução das melhores estratégias. Ele é, basicamente, uma ferramenta de comunicação.
Para isso, todos precisam atuar em conjunto e estarem alinhados à missão e aos valores da organização, tudo mostrado em apenas uma imagem, contida no mapa estratégico.
De forma geral, um mapa estratégico que é usado dentro da empresa, é muito útil nos seguintes quesitos:
- Organização das estratégias;
- Estruturação dos planos de ação;
- Visualização dos objetivos e planos;
- Representação do papel de cada área, unido ao objetivo empresarial;
- Direcionamento dos esforços de forma sincronizada e harmônica;
- Apresentação do planejamento e das medidas de aprimoramento.
Ter um mapa estratégico dentro da empresa ajuda a compreender os objetivos e o papel que cada colaborador possui e deve desempenhar para que as metas estabelecidas possam ser alcançadas.
Obviamente, esse sincronismo melhora a comunicação interna, pode ser facilmente compartilhado e ajuda a identificar rapidamente as relações de causa-efeito desse processo, fundamental para utilizá-lo e apoiar a tomada de decisão.
Mapa estratégico baseado nas quatro perspectivas
Um mapa estratégico pode ser criado tendo como base as quatro perspectivas apontadas anteriormente. A seguir, será feita uma representação objetiva e sucinta do posicionamento de cada uma delas, relacionadas com o objetivo principal da empresa.
A perspectiva financeira via de regra está no topo do mapa, onde vão ser colocados os planos para gerar mais receitas e diminuir os custos, dividindo a perspectiva em dois patamares: receita (a longo prazo) e produtividade (a curto prazo).
O objetivo financeiro, portanto, só é alcançado quando os dois patamares estão equilibrados, ou seja, o aumento da receita pode vincular-se à fidelização de clientes e objetiva as vendas recorrentes, por meio da apresentação de novos produtos.
Quanto à produtividade, ela deve estar voltada para a diminuição de custos diretos e indiretos, no sentido de produzir a mesma quantidade de etiqueta de papel kraft personalizada, por exemplo, assim como serviços, gastando menos dinheiro.
Tudo isso precisa acontecer sem que a qualidade seja comprometida, porque a redução de custos por meio da diminuição da qualidade impacta diretamente na obtenção de receita para a empresa.
Outras estratégias que compõem a perspectiva financeira para obtenção de receita são o cross selling e upselling, a ampliação de mercados e a criação de novos produtos.
Cross selling é uma técnica de venda cruzada, envolvendo um produto ou serviço adicional, oferecido a um cliente existente.
E o upselling também é uma técnica de vendas, mais especificamente uma maneira de o vendedor convidar o cliente para adquirir itens mais caros ou outros complementos, gerando mais receita.
Quanto à produtividade, ele foca em dois pontos fundamentais: o uso dos recursos financeiros de forma mais eficiente e a redução de gastos com cama relax cachorro, por exemplo.
No mapa estratégico, a perspectiva financeira é mostrada por meio de flechas indicativas, unindo-a às outras três perspectivas, no intuito de demonstrar a finalidade de cada estratégia utilizada e o fator de causa-efeito entre elas.
Partindo para a perspectiva dos clientes, o foco é traçar caminhos para satisfazer os clientes e melhorar a comunicação com eles, diretamente ligada com a perspectiva financeira e crescimento da receita.
É aqui que as estratégias para fidelização de clientes devem ser definidas, entregando-lhes valor para que o público aumente e novos clientes de interfone ip sip sejam conquistados.
Nesse momento, se encontra novamente a missão da empresa, que de acordo com o que é definido vai influenciar diretamente na perspectiva dos clientes, que é o foco central de qualquer estratégia de negócios.
Quando os objetivos para a perspectiva dos clientes são criados, a empresa precisa imaginar a forma de diferenciar-se frente aos concorrentes para atrair e fidelizar esses clientes, e existem três temas que podem ser utilizados para isso.
Eles são: a excelência operacional (com preços competitivos, qualidade e atendimento), o relacionamento com os clientes e a liderança do produto no mercado.
Um fisioterapeuta domiciliar, por exemplo, pode estabelecer uma forma de diferenciação dos serviços frente à concorrência, por meio da qualidade no atendimento ou preços mais competitivos.
Após a organização da perspectiva financeira e do cliente no mapa estratégico, entram os processos internos, que ajudam a alcançar as metas, que é o objetivo principal da empresa.
Eles estão baseados nas áreas de crescimento do negócio, por meio da inovação e expansão de novos mercados, no relacionamento com os clientes que já existem, na excelência operacional e na relação com os stakeholders externos.
O objetivo é otimizar os fluxos internos para atingir a satisfação do cliente e usar os recursos financeiros de maneira mais eficaz.
A seção da perspectiva de aprendizado e crescimento, no mapa estratégico, mostra as competências, habilidades e os recursos financeiros necessários para atingir as metas relacionadas às outras três perspectivas, assim como a meta principal da organização.
Portanto, a perspectiva de aprendizado e crescimento é o alicerce do mapa estratégico, porque as metas e estratégias elaboradas vão influenciar de forma direta os processos internos da empresa, trazendo mais receita.
Para isso, nessa seção, os objetivos devem ser definidos para alinhar capital humano, estrutural e intelectual, por meio de treinamento dos colaboradores em como recuperar CNH cassada, por exemplo.
Dicas para criar um mapa estratégico
Um mapa estratégico está ligado à missão, visão e valores da empresa. Ou seja, para que o objetivo principal do negócio seja definido, é preciso considerar o porquê a empresa existe, o propósito das atividades e os objetivos esperados a curto e longo prazo.
Antes de a empresa colocar o mapa estratégico para funcionar, abaixo seguem seis dicas para criá-lo nos negócios, tais como:
- Definir objetivo principal do negócio;
- Formular uma estratégia e definir os temas;
- Identificar as áreas que necessitam atingir a excelência;
- Realizar os trabalhos necessários para alcançar os objetivos;
- Elaborar um cronograma de ações;
- Elaborar estratégias e ações diferentes da concorrência.
A etapa da definição do objetivo do negócio é o norte do mapa estratégico empresarial e tem como foco guiar os colaboradores durante a formulação das estratégias e propostas comerciais, rotinas de trabalho e a tomada de decisões de cada setor.
Seguindo esses passos abordados no mapa estratégico, a corporação consegue atingir as metas pré-estabelecidas e construir o planejamento estratégico tendo um compilado completo das quatro perspectivas abordadas.
Considerações finais
Em suma, o mapa estratégico deve ser elaborado no sentido de descrever como os processos e recursos da empresa influenciam a satisfação do cliente e a saúde financeira, tendo sempre como foco o objetivo principal da empresa.
Essa ferramenta auxilia no direcionamento das equipes a realizarem os trabalhos de forma mais eficiente, além de facilitar a comunicação e a definição das estratégias.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.