fbpx Skip to main content

Nicho de mercado é uma parte pouco ou não atendida dentro de um grupo maior de consumidores e que, também, diz respeito a uma oportunidade escondida dentro de um mercado de atuação mais amplo e competitivo.

Muitos empreendedores e publicitários utilizam o nicho de mercado como sinônimo para segmento, mas esses conceitos são diferentes e é importante saber por quê.

Um segmento de mercado nada mais é do que um grupo de pessoas que possuem os mesmos interesses e problemas, sendo um recorte amplo de um mercado que já é conhecido.

Por outro lado, o nicho de mercado é uma parcela menor dentro desse segmento, e um exemplo disso é uma empresa que atua na área da saúde, voltada para o segmento de idosos.

É o caso, por exemplo, de uma clínica de fisioterapia, que atende idosos com Parkinson. Por a conta de sua especificidade, essa clínica possui um grupo seleto de pacientes que precisam exatamente dos serviços oferecidos por ela.

Por representar uma oportunidade, este artigo vai mostrar como identificar nichos com potencial, quais são os elementos mais importantes para atender a um nicho e quais são as estratégias para criar uma conexão com o público.

Como fazer a descoberta de um nicho?

Para trabalhar com um nicho, primeiro é necessário identificá-lo, e para isso primeiro é necessário definir em qual mercado atuar.

O ideal é escolher alguma coisa que o empreendedor realmente goste, pois assim terá a paixão pelo mercado de atuação. Depois é necessário identificar um problema e isso pode ser feito por meio de fóruns de grupos sociais.

Antes de abrir uma empresa de terraplenagem e escavação, o empreendedor também pesquisou palavras-chave no Google para que pudesse analisar as segmentações de mercado.

Depois é o momento de avaliar os concorrentes, dominando um ramo para ser o negócio que mais domina o assunto em questão.

É fundamental que a companhia seja exatamente aquilo que fala, então deve testar suas soluções no dia a dia e ser um verdadeiro case de sucesso.

O nicho de mercado deve ter como base um problema real, pois quando ele é resolvido, melhora a vida das pessoas. É justamente por isso que os consumidores procuram soluções e querem pagar por elas.

Isso mostra que existe uma demanda e é possível identificá-la observando comentários e pesquisas que outros usuários fazem na internet.

Existe a possibilidade de entrevistar potenciais clientes sobre as intenções de compra, mas a partir do momento em que ninguém deseja comprar uma solução, talvez seja um sinal de que o problema não seja tão importante ou que nem mesmo exista.

Mesmo que o estabelecimento tenha a melhor fachada em sua localização com gradil fachada, seu sucesso também depende de uma boa análise da concorrência. Isso porque nenhum mercado é atrativo se já tiver muitas organizações trabalhando.

Quando a intenção é encontrar um nicho de mercado, o ideal é não ter nenhum concorrente, mas é muito difícil conseguir isso, então vale a pena observar o volume de competidores e usar as ferramentas certas.

Se a empresa terá poucos concorrentes, então também tem um bom diferencial promissor, mas se a concorrência for muito grande, então é melhor encontrar outro nicho.

Elementos que podem ser considerados

Existem alguns elementos que precisam ser considerados na hora de adaptar produtos e serviços para atender necessidades específicas presentes dentro de um nicho.

Uma delas é a SEMRush, uma das mais completas quando se trata de análise de palavras-chave, sendo uma opção paga, mas suas funções compensam cada centavo.

Trata-se de um recurso completo porque pode ser usado em várias funções, como otimizar o SEO (Search Engine Optimization), acompanhar as redes sociais e administrar os conteúdos.

A marca consegue identificar tendências em tópicos, acompanhar menções a ela, entre outras informações que falam um pouco mais sobre o engajamento.

Outra ótima opção para uma loja de brinquedos que vende regador infantil de plástico é o Buzzsumo, pois ele ajuda a acompanhar o desempenho da organização na internet.

Trata-se de um recurso pago, mas todos os planos possuem um teste gratuito de 14 dias, além da opção de adotar uma modalidade mais barata para freelancers e donos de blog.

Outra boa ferramenta voltada para SEO é o MOZ, que ajuda a analisar palavras-chave, por meio de dados transparentes e precisos.

É uma ferramenta paga, mas com o período de testes de 30 dias com um conjunto de funcionalidades gratuitas que podem ajudar a ter ideias e novas possibilidades para atender determinado nicho.

Já o Google Trends é uma ferramenta gratuita que verifica termos que estão em evidência, além de oferecer um gráfico que mostra o crescimento de determinada palavra em relação ao tempo de uso.

Uma confecção de uniforme segurança privada terá várias opções para explorar e a ferramenta pode ser usada para verificar as tendências no nicho escolhido.

É importante lembrar que essa opção não é tão específica quanto o que acontece com as ferramentas pagas que são especializadas em SEO, mas de qualquer forma, é útil para verificar o crescimento, com base na procura do nicho de mercado.

Também é um ótimo recurso para ter ideias, visto que o próprio Google sugere buscas populares na página inicial.

Como estabelecer uma conexão com o público-alvo?

Depois que o empreendedor escolhe em qual nicho quer trabalhar, precisa investir em algumas estratégias que vão ajudá-lo a estabelecer uma conexão genuína com seu público-alvo dentro do nicho e ter uma posição de destaque. São elas:

Compreender o público-alvo

A primeira coisa que precisa ser feita é compreender as características do público-alvo para saber quais são seus interesses, desejos e necessidades.

Um negócio especializado em projeto elétrico comercial deve fazer pesquisas de mercado para obter informações sobre sua audiência e com isso criar a persona.

É assim que vai saber quais são as necessidades dessas pessoas, o que as motiva a comprar os produtos e serviços e de que maneira a marca pode atendê-las com eficácia.

Criar uma persona

O segundo passo é criar uma persona, que nada mais é do que um personagem semi fictício com todas as características do cliente ideal, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Estado civil;
  • Profissão;
  • Problemas;
  • Desejos;
  • Necessidades.

Ter uma persona é indispensável porque todas as estratégias de marketing e vendas serão direcionadas para ela, algo ainda mais fundamental quando se trata de nicho de mercado.

Transmitir valores autênticos

As marcas que conseguem transmitir valor autêntico também conseguem criar uma conexão emocional profunda com o público. Para fazer isso, elas precisam se concentrar em valores relevantes para audiência.

Uma empresa especializada em cabine primária alta tensão pode se concentrar em vários fatores, como questões de responsabilidade social, transparência, projetos de inovação e até honestidade.

Produzir conteúdos autênticos

Criar conteúdos autênticos é necessário para construir uma marca também autêntica e capaz de engajar seu público. São materiais que vão refletir a identidade do negócio, assim como são de grande relevância para a audiência.

O marketing de conteúdo deve se basear naquilo que o público realmente precisa, e essas informações são obtidas por meio de pesquisas de mercado, análise de dados de engajamento nas redes sociais e outras plataformas de marketing.

Também é imprescindível manter a autenticidade do negócio em seus conteúdos, independentemente do assunto tratado, como no caso de uma empresa de içamento de móveis.

A linguagem, o tom e o estilo precisam estar de acordo com a personalidade do negócio e com os valores que ele representa, pois assim vai construir credibilidade e conquistar a confiança do público, aumentando a fidelidade e o engajamento.

Criar uma boa identidade visual

A identidade visual também é fundamental para transmitir valores e emoções que a marca deseja. Tudo o que for relacionado a ela precisa refletir sua personalidade e seus valores.

Criar uma identidade visual coerente e consistente vai transmitir uma imagem reconhecível e familiar, algo que aumenta muito a lealdade à marca.

Usar a história do negócio

A história de um fabricante de mesas de reunião alto padrão é muito útil para criar conexões emocionais com o público, além de ser muito útil para humanizar a empresa e torná-la mais atraente para as pessoas.

Para contar essa história, deve-se usar uma narrativa envolvente e autêntica, e que consiga destacar os valores e a visão da corporação.

Considerações finais

Trabalhar em um nicho de mercado é a melhor forma de encontrar os clientes certos, sem ter que lidar com uma concorrência muito grande.

Fica mais fácil fidelizar os compradores, fazer com que se sintam satisfeitos e criar um produto ou serviço que realmente resolva uma questão importante para as pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

adriano

Author adriano

More posts by adriano

Leave a Reply