5 dicas para montar um plano de marketing eficiente
Se você tem uma empresa ou é chefe de departamento e não entende o porquê da sua estratégia de marketing não está dando resultados, ou se você faz parte da equipe de marketing e não entende o que deve ser feito, o plano de marketing veio para lhe ajudar.
O plano de marketing é um documento que serve como um guia para alcançar os seus objetivos, crescer a sua empresa e orientar a equipe. Mas ele não pode ser criado apenas para falar que existe um plano e ser esquecido, sem ser colocado em prática com a equipe.
Este plano basicamente documenta todos os objetivos que a equipe tem em comum e define qual caminho podem seguir, todos juntos, cada um com a sua função. Funciona tudo como uma engrenagem, que roda sem problemas.
Em um conjunto de engrenagens você não pode colocar uma peça sem função, pois ela só vai atrapalhar o resto e alguma hora vai dar um problema, então você tem que pegar o plano do que você está fazendo e ver onde encaixa cada coisa, e assim é como a equipe de marketing sem um plano, ela fica perdida.
O que é um plano de marketing?
O plano de marketing é um documento que resume todo um planejamento das estratégias de marketing de uma empresa, por um certo tempo, como por seis meses, que inclui análises dos objetivos e obtenção de dados que servem para orientar as empresas a ter um norte de onde seguir.
Os planos variam muito, mas podem ser elaborados apenas para algumas épocas do ano, campanhas grandes ou certos produtos que necessitam de mais destaque.
Qual a necessidade de um plano de marketing?
Muitas pessoas começam sua empresa e lojas, sem entender nem o básico sobre marketing, mas quando começam a vender e precisam mostrar os seus produtos, começam a perceber a necessidade de divulgar com qualidade um produto para atrair mais clientes.
E assim começam a criar páginas em redes sociais, fazer panfletagem e cartões, pensando que isso é uma estratégia, mas só isso ainda não funciona.
Outra coisa que não funciona é quando o plano fica todo por conta de uma pessoa só e não é compartilhado com os outros e cada um faz o que é mandado sem saber onde vai terminar tudo isso.
Tudo o que se faz, pode ter chances de fazer a empresa crescer, mas com um planejamento certo do que se pode ou não fazer, do que se tem condições ou não e dos conselhos de uma equipe completa, é possível alcançar mais clientes e com mais sucesso.
Com orientações certas por onde seguir e com estes planos, é mais simples para uma equipe se planejar e conseguir monitorar tudo o que precisa dos seus clientes e sabendo por onde continuar seguindo, sendo que este plano não serve apenas para os gestores da empresa, mas sim para que todos tenham acesso do que está fazendo.
Como devolver um plano eficiente?
Ninguém chega a lugar nenhum sem se planejar antes ou saber realmente o que quer fazer, quem começa sem um planejamento, no final percebe que tudo dá errado porque não planejou o que poderia acontecer.
Nem tudo sempre sai conforme o planejado sempre, mas ter uma base do que seguir ajuda quando você se perder ou esquecer o que fazer. Mesmo que você fale que não tem tempo para isso, no futuro você verá que sem isso, muito tempo foi perdido.
A criação de um plano melhora a gestão da empresa em um todo, garantindo que tudo fique alinhado e traga ainda mais resultados para o seu negócio, sendo assim, planejar não é perda de tempo, é um ganho a mais para o futuro.
Existem várias formas que você pode usar para organizar o seu plano de marketing e assim estabelecer o seu cronograma. Para um exemplo você pode estruturar em uma ordem assim:
- Sumário executivo;
- Diagnóstico;
- Análise do ambiente;
- Concorrentes;
- Público-alvo e a persona;
- Posicionamento;
- Objetivos;
- Metas e indicadores;
- Estratégias de marketing;
- Recursos e orçamento;
- Cronograma e responsáveis.
Dicas e estratégias para um bom marketing no seu planejamento.
Estratégias nos ajudam a escolher qual caminho seguir para alcançar os seus objetivos. Alguns braços do marketing podem te ajudar nesse trabalho.
1 – O inbound marketing é focado em atrair possíveis clientes e nutrir um relacionamento até o final da compra. Então investir nisso para atrair clientes é um ótimo caminho.
2 – O outbound marketing ao contrário do inbound, ele vai atrás dos clientes em todos os lugares, com links, campanhas, patrocinadores e tudo o que fizer ele chegar até o seu destino.
3 – Marketing de conteúdo é muito importante pois são conteúdos produzidos exatamente para o consumidor certo, isso faz com que a empresa ganhe destaque e construa o seu nome.
4 – Marketing de relacionamento é uma estratégia que acompanha o consumidor até o final da sua compra com toda a atenção e cuidado.
5 – Marketing de retenção que é o cliente mais fidelizado e que você usa estratégias para nunca perder ele e ele nunca esquecer de você.
Além de diversos braços do marketing que você pode usar para acrescentar na sua empresa.
Planejar algo é essencial na vida de qualquer pessoa, e o seu negócio não pode ficar sem um planejamento. Sentar, analisar e discutir é de extrema importância para algo de sucesso.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.