fbpx Skip to main content

Outsourcing nada mais é do que uma terceirização, ou seja, uma prática empresarial onde uma empresa contrata serviços externos para realizar atividades que não fazem parte de seus produtos e serviços.

Ao fazer isso, consegue direcionar melhor seus recursos e esforços para áreas estratégicas e que realmente são importantes para o negócio, por outro lado, atividades secundárias são realizadas por terceiros.

A terceirização pode envolver diferentes serviços, como tecnologia da informação, atendimento ao cliente, logística, produção, contabilidade, entre outros.

Esse recurso ajuda a otimizar os custos, melhora a eficiência operacional e geralmente conta com especialistas na área terceirizada.

Mas mesmo diante de suas vantagens, principalmente a redução de despesas fixas e mais flexibilidade para administrar os recursos, o outsourcing também tem seus desafios.

Por exemplo, é necessário gerenciar os parceiros externos e garantir que os serviços prestados tenham qualidade contínua.

De qualquer forma, a terceirização consegue melhorar a eficiência porque a organização passa a se concentrar em seus objetivos, enquanto tarefas não essenciais são feitas por parceiros externos.

Para entender melhor o assunto, este artigo vai explicar como funciona a terceirização, quando e como implementar o outsourcing, quais são seus benefícios, os tipos mais comuns e a diferença entre ele e a terceirização.

Como funciona a terceirização?

A terceirização é um modelo de negócios onde uma empresa contrata serviços voltados para atividades específicas e passa a delegar as responsabilidades por essas tarefas a um terceiro especializado.

O processo envolve a transferência de funções que não fazem parte do negócio principal da organização para que possa se concentrar em áreas estratégicas.

Uma oficina mecânica mais perto pode contratar vários serviços terceirizados, e entre os mais procurados estão:

  • Tecnologia da informação;
  • Contabilidade;
  • Recursos humanos;
  • Manufatura;
  • Logística;
  • Atendimento ao cliente.

O objetivo é melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e até mesmo ter acesso à expertise de um especialista na área que está sendo terceirizada.

Esse investimento traz benefícios como flexibilidade operacional, reduz os encargos trabalhistas e permite que a empresa mantenha o foco em suas competências essenciais.

Quando e como implementar o outsourcing?

Implementar o outsourcing é uma estratégia importante porque melhora as operações e a eficiência do negócio. O momento adequado para investir nessa possibilidade depende de alguns fatores.

Entretanto, costuma ser considerado quando a companhia quer concentrar seus recursos e esforços em sua atividade principal, e com isso delegar funções secundárias para especialistas externos.

Por exemplo, se a organização está tendo problemas para executar certas tarefas que não fazem parte de seu core business, como o atendimento ao cliente, pode contratar uma empresa terceirizada especialista.

Um fabricante de carteira escolar com braço também pode considerar a implementação dessa opção durante períodos de crescimento, portanto, quando a demanda por seus produtos aumenta consideravelmente.

Ao fazer isso, fica mais fácil lidar com o aumento de carga de trabalho, sem precisar expandir a equipe interna.

A implementação também envolve identificar atividades que serão terceirizadas, selecionar os parceiros externos, definir os acordos contratuais e implementar um sistema de monitoramento e gerenciamento.

Depois que a companhia escolhe os serviços que serão terceirizados, precisa avaliar as atividades mais adequadas que serão conduzidas por especialistas externos, sempre levando em conta os custos e o impacto estratégico.

Para selecionar parceiros de outsourcing, o negócio deve pensar em alguns critérios, principalmente sobre a reputação do potencial contratado, sua experiência e sua capacidade técnica.

Finalmente, é essencial fazer uma gestão cuidadosa para melhorar o relacionamento com os fornecedores externos. Por meio de uma comunicação eficaz, monitoramento e parceria colaborativa, o outsourcing será um sucesso.

Benefícios do outsourcing

Implementar o outsourcing na empresa traz vários benefícios, independentemente do segmento de atuação. Entre os principais estão:

  • Redução de custos;
  • Foco no core business;
  • Acesso a especialistas;
  • Flexibilidade operacional;
  • Qualidade e eficiência;
  • Transferência de riscos.

Ao terceirizar algumas de suas tarefas, um fabricante de balcão caixa para mercearia consegue reduzir custos operacionais e ainda pode aproveitar a eficiência dos fornecedores especializados.

Também vai evitar gastos associados à contratação e treinamento de profissionais internos, benefícios e encargos trabalhistas.

Poderá concentrar seus recursos e energia naquilo que realmente importa, além de ter condições de inovar em seus produtos e serviços.

As empresas de outsourcing possuem especialistas em várias áreas e isso traz acesso imediato a todos os conhecimentos e habilidades que não estão disponíveis entre os colaboradores.

O negócio tem acesso a um serviço que atende exatamente suas necessidades, mas que também pode se adaptar rapidamente às mudanças que acontecem no mercado.

Empresas especializadas em determinadas funções trabalham com processos mais eficientes e avançados, o que aumenta a qualidade e a eficiência nas operações.

Terceirizar também é uma forma de transferir certos riscos, como mudanças tecnológicas e regulamentações, que deixam de fazer parte das preocupações da empresa.

Um fabricante de porta etiqueta para prateleira terá acesso à tecnologia de ponta, porque acelera a implementação de soluções avançadas.

Além disso, a especialização e o foco do fornecedor externo em algumas atividades aumenta a produtividade e a rapidez ao executar as tarefas.

Tipos de outsourcing

Existem diferentes áreas e serviços que podem ser atendidos pelo outsourcing, e tudo de acordo com as necessidades de cada empresa. Entre os tipos mais comuns estão:

Outsourcing de TI

Esse tipo de terceirização envolve os serviços relacionados à infraestrutura de tecnologia da informação, desenvolvimento de software, suporte técnico e gestão de sistemas.

É um recurso muito comum em empresas que querem ter acesso a especialistas em tecnologia, mas que não podem pagar uma equipe interna.

De processos de negócios

Trata-se da terceirização de processos de negócios específicos, como contabilidade, processamento de dados, atendimento ao cliente e recursos humanos.

Também conhecido pela sigla BPO, permite que uma empresa especializada em laudo NR 20 possa se concentrar em suas atividades enquanto parceiros externos gerenciam operações consideradas secundárias.

De manufatura

Trata-se da terceirização da produção de bens físicos, como produtos acabados, peças automotivas e componentes eletrônicos.

É uma modalidade que permite reduzir custos de produção e que ainda beneficia o negócio com a expertise de fabricantes especializados.

Logístico

Como o próprio nome sugere, trata-se da terceirização de atividades logísticas, como gestão de estoque, armazenamento e transporte.

É uma opção muito benéfica para companhias que querem melhorar a eficiência de sua cadeia de suprimentos, mas que não podem investir em uma equipe interna.

De recursos humanos

Trata-se da terceirização de funções relacionadas à gestão de pessoal, como administração de benefícios, folha de pagamento, treinamento, recrutamento, entre outras.

Terceirizar o RH é muito vantajoso para as empresas porque terá profissionais qualificados que vão cuidar de todos os assuntos relacionados aos colaboradores, como exame admissional de sangue, controle de faltas, entre outros.

De design

Esse tipo está relacionado à terceirização de atividades criativas, como criação de conteúdo, desenvolvimento web e design gráfico.

É muito comum dentro de empresas que procuram especialistas em áreas específicas de design para diversas necessidades do cotidiano.

Diferença entre terceirização e outsourcing

Terceirização e outsourcing são termos que costumam ser usados no cotidiano, mas existem diferenças entre eles.

Quando se fala em terceirização, a ideia é um pouco mais ampla, e se refere à contratação de serviços externos para atividades específicas que não fazem parte do foco da empresa.

Um negócio especializado em arqueação de tanques, por exemplo, pode terceirizar serviços operacionais ou até mesmo setor estratégico, como o departamento de recursos humanos.

Por outro lado, o outsourcing é uma forma específica de terceirização, voltada para a delegação de funções a fornecedores externos que se especializaram em determinada área.

É o caso dos profissionais de TI, logística e até mesmo gestores voltados para processos de negócios. Ao passo que a terceirização trata da transferência de várias atividades, o outsourcing implica em contratar serviços especializados.

O que se entende é que a terceirização é algo mais amplo, enquanto o outsourcing é voltado para uma modalidade específica, relacionada à contratação de serviços especializados.

Se uma oficina revisão automotiva precisar de uma função específica, então deve contratar uma empresa de outsourcing.

Mas, independentemente do conceito, ambas as opções têm como objetivo melhorar a eficiência operacional e permitir que o negócio se concentre em suas principais competências.

Considerações finais

A terceirização e o outsourcing são estratégias muito importantes para melhorar as operações empresariais, independentemente do segmento de atuação.

Quando a companhia transfere atividades não essenciais para especialistas externos, consegue obter mais eficiência, reduz custos e pode se concentrar em seu núcleo de negócios.

É uma prática que ajuda a implementar uma abordagem dinâmica para enfrentar desafios operacionais, promover melhorias contínuas e trazer mais flexibilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

adriano

Author adriano

More posts by adriano

Leave a Reply