Com a pandemia em curso nos forçando a limitar nossos empreendimentos fora de casa, as compras online se tornaram a maneira que muitas pessoas optam por comprar. A indústria de e-commerce tem crescido exponencialmente desde muito antes desta crise e de acordo com este estudo de 2020 de Oberlo, o número de compradores digitais em 2020 deve ser de 2,05 bilhões, o que é mais de 25% da população mundial.
Se você está pensando na ideia de lançar sua loja online, agora é a hora de começar. No entanto, esteja atento e realista sobre a dura competição que você pode ter que enfrentar e como você planeja combatê-la.
Uma das primeiras coisas que você precisa considerar é como você projetará e desenvolverá seu site de comércio eletrônico, onde fornecerá uma experiência de compra simples, fácil e intuitiva.
A seguir, mencionamos oito coisas que você precisa ter em mente ao criar seu site.
8 Elementos de uma loja online de sucesso.
1. Encontre a identidade online certa para o seu site
Existem milhares de sites que vendem produtos similares, oferecendo serviços impecáveis e disputando agressivamente a atenção dos clientes. Então, como você diferencia?
Os detalhes menores desempenham um papel importante aqui. Por exemplo, para duas lojas de comércio eletrônico que vendem mercadorias semelhantes, o nome de domínio pode ser um diferencial importante. Um site pode ser www.comictees.com e outro pode ser www.comictee.store.
Qual desses dois sites você diria com certeza é uma loja de comércio eletrônico?
Uma extensão de domínio simples, como .store, pode ajudá-lo a se destacar e a criar um espaço exclusivo para você no setor. Com uma extensão de domínio que define a categoria, como .store, você estabelece imediatamente que é um site de comércio eletrônico que está vendendo algo.
Isso dá a você uma oportunidade única de se promover e comercializar de forma diferente.
2. Combine o design do seu site com os produtos.
Todo site precisa ser esteticamente agradável e fácil de navegar. No entanto, como um site de comércio eletrônico, é ainda mais importante que sua aparência e comportamento estejam em sincronia com o que você está vendendo.
Por exemplo, se você está vendendo produtos de tecnologia de nicho, o design do seu site deve incluir imagens ou animações nítidas, linhas limpas e fontes digitais. Um design barulhento ou confuso pode não ajudá-lo a atrair o público certo.
Pelo contrário, se você está vendendo roupas casuais e acessórios para a casa, o uso de cores fortes e brilhantes e fontes divertidas refletirá melhor sua personalidade divertida.
3. Mostre seus produtos adequadamente.
Em uma loja física, os clientes podem ver, tocar e experimentar os produtos e falar com especialistas para obter um melhor entendimento. Isso não é possível em um site de comércio eletrônico. Portanto, é seu dever garantir que os clientes tenham todas as informações de que precisam para criar uma imagem precisa do produto em suas cabeças e tomar uma decisão informada.
- Use imagens grandes, nítidas e de alta qualidade dos produtos que você está vendendo.
- Inclua imagens em vários ângulos para que as pessoas possam examinar o produto adequadamente.
- Certifique-se de que as cores e tamanhos nas imagens retratam verdadeiramente o produto real.
Além das imagens, você deve destacar as principais características do produto, tais como:
- Diferentes maneiras de usá-lo.
- Dicas para cuidar disso.
- O público a que se destina.
- Seu período de garantia
Por exemplo, se você está vendendo roupas, as informações do produto devem incluir tamanho, material, instruções de lavagem, nome da marca e informações (no caso de você estar vendendo várias marcas). Certifique-se de incluir um gráfico de tamanhos, pois os tamanhos variam entre as diferentes marcas. Imagens de modelos vestindo as roupas permitirão que as pessoas tenham uma imagem melhor do que pretendem comprar. Alguns itens não se qualificam para devoluções, portanto, certifique-se de indicar claramente essas informações.
4. Fornece um processo de checkout fácil.
Um processo de finalização de compra demorado e complicado pode fazer com que as pessoas abandonem seus carrinhos de compras sem concluir a compra. Idealmente, seu checkout deve incluir no máximo três etapas:
Etapa 1: informações básicas como nome, endereço de e-mail e número de telefone
Etapa 2: endereço de entrega
Etapa 3: Informações de pagamento
Você pode oferecer aos clientes a opção de criar uma conta em seu site, pois fornece informações valiosas sobre eles, permite que você acompanhe suas compras, personalize sua comunicação e personalize recomendações.
No entanto, não o torne obrigatório. Vários clientes, especialmente os iniciantes, têm medo de fornecer muitos detalhes pessoais e forçá-los a fazer isso pode fazer com que abandonem a compra.
5. Fornece várias opções de pagamento
Clientes diferentes preferem diferentes modos de pagamento. Muitos deles podem se sentir confortáveis usando apenas um cartão multicaixa. Outros, ainda, desejarão pagar por transferência ou cartão na entrega (TPA). Eles podem não se sentir confortáveis fazer transferência antes de ver o produto … ou podem querer receber e ver o produto físico antes de pagar. Como empresa, faça o melhor que puder para atender a todos os tipos de clientes e, assim, fornecer o máximo possível de opções de pagamento viáveis.
6. Proteja seu site de comércio eletrônico.
A segurança é a maior preocupação quando você administra um site de comércio eletrônico. Seus clientes são obrigados a compartilhar informações confidenciais relativas a seus endereços e cartões de crédito / débito e qualquer comprometimento de tais informações pode colocá-los em sérias dificuldades. Também pode arruinar o seu negócio.
Cada site que coleta informações pessoais de terceiros precisa de um certificado Secure Sockets Layer (SSL), que fornece um canal seguro através do qual informações confidenciais são transmitidas. Além disso, irá garantir aos clientes que os seus dados privados estão seguros no seu site. Se o URL do seu site começa com HTTP e não HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), é outro sinal de que o seu site não é seguro. Isso pode dissuadir um cliente de fazer negócios com você.
7. Seja acessível aos seus clientes.
Ao contrário de uma loja física, as pessoas que compram online não têm acesso a um vendedor ou especialista para responder às suas dúvidas. No entanto, é seu dever assegurar-lhes que está disponível para ajudá-los em cada etapa do caminho.
Além de enviar atualizações regulares e precisas sobre o status de seu pedido, você também deve fornecer informações de contacto para sua equipe de atendimento ao cliente, que pode resolver prontamente suas preocupações.
Crie uma página “Fale conosco” completa em seu site, onde você fornece detalhes claros e uma variedade de maneiras pelas quais as pessoas podem entrar em contacto com você, incluindo e-mail, número de telefone e / ou formulário de contato. Certifique-se de incluir seus identificadores sociais, pois muitas pessoas usam os canais de mídia social para entrar em contacto com empresas ou levantar suas preocupações. Se você tiver mão de obra para isso, um chat ao vivo integrado é a maneira melhor e mais rápida de responder à consulta de um cliente.
8. Incentive e publique revisões.
De acordo com um estudo do BigCommerce, 69% dos compradores online desejam mais avaliações de sites de comércio eletrônico, enquanto 77% dizem que leram avaliações de produtos antes de fazer uma compra. Se você tem recebido comentários positivos sobre seus produtos e serviços ao cliente, será útil destacá-los em sua página inicial, bem como em páginas de produtos específicos.
Incentive as pessoas a escreverem comentários para você, enviando-lhes e-mails de acompanhamento após as compras, agradecendo por terem comprado com você e informando que você valoriza seus comentários.
Pronto para lançar sua loja online?
Uma loja online precisa ser a mistura certa de estética, navegação fácil, sistemas de segurança robustos e informações relevantes e precisas que podem se traduzir em uma experiência de compra saudável. Ao garantir que você incorpora as dicas mencionadas acima no design do seu site, você aumenta suas chances de converter visitantes em clientes geradores de receita.
Você pode lançar sua loja online hoje mesmo usando o WebsiteBuilder baseado em AI da alozoomdigital.com.