Um dos termos que estão mais em alta quando se falam em novidades de marketing, empreendedorismo e gestão de negócios é o BI. A sigla em inglês representa o termo Business intelligence, do português, inteligência de negócios.
Esse conceito se torna cada vez mais importante para que um determinado empreendimento possa ser acompanhado do desenvolvimento de um plano de atuação eficiente de coleta e interpretação de informações.
Uma estratégia baseada em inteligência de negócios pode ser definida como um sucesso quando sua estrutura e conceituação supera os aplicativos e ferramentas e passa a fazer parte dos processos do dia a dia da empresa.
Para isso é necessário que toda a equipe esteja familiarizada com a ideia fundamental do Business Intelligence e que dentro da empresa de plano de manutenção de ar condicionado tenha um setor dedicado a esse trabalho.
A atividade do profissional focado em BI é baseada em aplicar softwares e processos que reúnem dados e informações de todos os processos produtivos do empreendimento e a partir deles fornecer relatórios completos para a gestão basear suas decisões.
É preciso ter muita atenção aos processos que acontecem em cada um dos setores e aplicar com o apoio das equipes as ferramentas e os métodos que privilegiam a inteligência de negócios.
Como um processo, a implementação do Business Intelligence dentro de uma empresa de desengraxante para alumínio depende de fases, a mais simples delas é a adoção de ferramentas e tecnologia, depois vem a fase de treinamento de equipe e manutenção.
Garantir que os setores da empresa trabalhem de acordo com o Business Intelligence é a tarefa mais importante e difícil de toda a implementação do BI, por se tratar de uma metodologia que engloba toda a empresa, a atenção precisa ser redobrada.
A defasagem de um dos setores na coleta de dados pode causar distorções nos dados que prejudicam o diagnóstico do momento atual da marca que os gestores irão utilizar para tomar decisões.
Os primeiros passos do desenvolvimento de um método que associa a gestão de uma empresa de mangueira pead azul com a tecnologia aconteceram no início dos anos 80. A função desse método é fornecer informações para basear decisões da gerência.
Hoje em dia esse processo evolui muito, automatizando ações e otimizando o trabalho das equipes que têm seus dados gerados, coletados e apresentados por plataformas de trabalho autônomas.
Nos tempos atuais o Business Intelligence deixou o estado de método básico para se tornar também um tipo de serviço. É possível encontrar atualmente no mercado uma série de aplicativos especializados em operar e dinamizar a inteligência de negócios de empresas.
Ao mesmo tempo que o BI otimiza e facilita a coleta de informações, fazendo boa parte desse trabalho de forma automática, esse método e suas ferramentas aprofundam a visão dos gestores sobre o status atual da empresa, dando mais controle para as decisões.
Algumas das características que destacam a utilidade e a necessidade de uma estratégia focada em BI dentro de uma empresa são o aumento da autonomia dos usuários, a segurança dos dados e a flexibilidade do uso das plataformas que oferecem resultados rápidos.
É a partir desse uso ativo da inteligência de negócios e das plataformas dedicadas que as equipes de todos os setores podem ter um olhar mais quantitativo sobre seu trabalho e a partir desses dados pensar em soluções para aumentar os lucros e a produtividade.
A função primordial do BI é ser o primeiro pé da empresa no futuro, analisando a conjuntura atual e propondo soluções.
Qual a importância do Business Intelligence para empresas?
Business Intelligence é uma metodologia de trabalho que coloca a informação no centro do processo produtivo de uma empresa de hidrojateamento e pintura. Para isso, essa empresa precisa encontrar um uso prático para essas informações.
Apenas as informações não têm como gerar resultados para a empresa, a inovação do BI está em utilizar essas informações para tomar decisões e antecipar cenários e assim melhorar o desempenho de todos os setores da empresa.
A inteligência de negócios parte da coleta de dados e da interpretação desses dados dentro das aplicações e estratégias que os gestores podem aplicar com base nas informações garantidas por esse trabalho integrado de todos os setores da empresa.
A implementação de Business Intelligence tem base em um processo dividido em muitas fases, mas é a partir dessas divisões que se constitui uma rede de informações integradas e precisas, passando a gerar relatórios que embasam as decisões dos gestores da empresa.
É possível separar o processo e habilitar o modelo de gestão baseado em business intelligence de uma empresa de roda de lixa para esmerilhadeira em quatro fases:
- Coleta;
- Análise;
- Compartilhamento;
- Monitoramento.
Esse processo está descrito como o fluxo da informação dentro de uma escala produtiva, assim como toda decisão da diretoria de uma empresa chega e afeta os setores de produção, as informações geradas na base devem estar apresentadas para a gestão.
Custos, produtividade, eficiência, métodos de trabalho e ferramentas são informações relevantes para que os donos da empresa ou os funcionários dos mais altos cargos possam tomar decisões positivas para a empresa de forma mais assertiva.
Como aplicar a Business Intelligence no seu negócio
Uma empresa que realiza exame ocupacional de retorno ao trabalho pode contar com uma lógica mais inteligente para o seu dia a dia de trabalho, para isso é preciso muito mais que desenvolver e implementar ferramentas, softwares e aplicativos.
A verdadeira estratégia de Business Intelligence se baseia na instalação de processos e na gestão de uma equipe que compreenda esse mecanismo.Mesmo com muito apoio da tecnologia é preciso adaptação e treinamento para as estratégias funcionarem.
A primeira fase do processo de implementação de uma estratégia de inteligência de negócios é a coleta de dados. Nesse período se determina quais são as informações mais relevantes para as metas primárias e secundárias da empresa.
Esses dados devem ser escolhidos a partir de analisar as estratégias que podem ser adotadas, as informações podem ser com base no investimento, número de vendas, custos e estatísticas de produtividade dos setores.
Durante esse processo também é realizada uma limpeza na base de dados para manter armazenada apenas as informações mais relevantes para a empresa de instalação de rodapé poliestireno 15cm.
Tendo esses dados coletados e armazenados, cabe agora aos responsáveis pela gestão de negócio e pela inteligência de negócios definir as métricas mais relevantes e também a forma mais importante de interpretar essas informações.
Além de coletar os dados, a tecnologia tem papel fundamental nessa fase do processo de BI, a criação de relatórios automáticos, a integração de estratégias de diversas áreas e a veracidade precisa desses dados.
Com esses dados coletados e pré analisados, é indicado que todos os setores tenham acesso a essas informações. Quanto mais difundida for a imagem que retrata a situação atual da empresa, mais fácil é propor mudanças que surtem efeitos.
Por fim, com essas informações em mãos, toda a equipe pode contribuir com insights e novas ideias que com o devido planejamento passam a fazer a diferença no dia a dia da empresa, após isso é preciso monitorar os novos relatórios e ir corrigindo as rotas com o tempo.
Considerações finais
A sigla vinda do Inglês BI, Business Intelligence pode ser traduzida como inteligência de negócios e consiste na aplicação de uma série de culturas técnicas e métodos que refinam a gestão de uma empresa de película predial dos dados e da tecnologia aplicada.
A função da inteligência de negócios é realizar a coleta, o armazenamento, o tratamento e a análise de dados aplicado à realidade da empresa e a partir deles desenvolver relatórios que habilitam os gestores a tomar decisões mais assertivas no dia a dia.
O BI é um termo de grande abrangência e para a sua aplicação é preciso ter planejamento e uma base bastante sólida da teoria desse conceito para chegar em resultados mais consistentes.
Dentro do leque de Business Intelligence está uma série de formatos, aplicativos, softwares, infra estruturas, processos e ferramentas para que a equipe tenha acesso aos dados essenciais para melhorar o desempenho de uma empresa.
Com o avanço da presença de empresas dentro dos meios digitais reforça a importância da presença de um setor de BI dentro do organograma da empresa. O trabalho feito pela internet ou a simples criação de estratégias de marketing digital gera dados importantes para o BI.
Em suma, a maior importância do BI está em definir uma estratégia e propor um plano de ação baseado em dados precisos e retirados da realidade da empresa e do mercado em que esse empreendimento atua.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.