fbpx Skip to main content

Entenda o papel do marketing de guerrilha e use ao seu favor

O Marketing de Guerrilha surgiu com a antiga vontade do ser humano de estar sempre se reinventando e criando oportunidades para achar soluções criativas.

Na hora da divulgação, seja para produtos, para serviços ou até mesmo para ideias de utilidade pública, isso com certeza não seria diferente.

É possível dizer que o marketing na verdade em suas inúmeras formas é o espaço perfeito para esse tipo de inovação.

O marketing de guerrilha ganha cada vez mais espaço pelo impacto altíssimo que causa no público de uma empresa de telhado de vidro para varanda mesmo sem gastar muito.

Para ajudar a entender um pouco mais o papel desse tipo de marketing, o artigo a seguir explicará o que ele é, dará dicas de como adotar essa estratégia e passará alguns cases de sucesso.

Entenda o que é marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha é uma estratégia 100% focada em um tipo de publicidade altamente criativa e fora do convencional de um serviço ou produto.

Às vezes podendo soar até mais agressivo do que as outras inúmeras maneiras de divulgação que são conhecidas no marketing.

O conceito de marketing de guerrilha foi criado pelo publicitário americano Jay Conrad Levinson em meados da década de 70, ele se inspirou na guerra do Vietnã.

Mesmo estando em desvantagem os vietnamitas passaram pelas linhas inimigas usando estratégias de guerra altamente inteligentes e superaram os adversários.

No marketing a ideia é que mesmo as menores empresas podem competir com grandes corporações, basta ter um bom plano, que seja criado de forma criativa e fora do normal.

Saiba como implantar essa estratégia

O marketing de guerrilha pode causar tanto um impacto positivo quanto um impacto negativo para a empresa que o adota.

E para garantir que esse impacto seja positivo é necessário tomar alguns cuidados que ajudarão a empresa de persiana romana motorizada a ter mais sucesso com essa estratégia.

1. Conheça muito bem o público

O passo inicial para qualquer estratégia de marketing, inclusive o marketing de guerrilha, é conhecer profundamente as pessoas que serão impactadas pela estratégia.

Isso inclui tanto os clientes que a marca já possui, quanto aqueles em prospecção. Por isso é necessário ter algumas informações sobre a persona do negócio.

A persona de uma empresa, deve ser a representação mais fiel possível dos clientes ideias da empresa, deve ser baseada em dados reais sobre:

  • Objetivos;
  • Motivações;
  • Preocupações;
  • Comportamento;
  • Dados demográficos.

Ter essas informações é a melhor maneira de garantir que a campanha incrível criada para a empresa de confecção de uniformes construção civil seja um sucesso por se encaixar nos valores e interesses do público.

2. Não deixe a marca fugir das suas origens

O marketing de guerrilha não tem uma fórmula exata, para ter sucesso nele é preciso inovar o tempo todo e trazer coisas diferentes.

Algumas campanhas podem ser muito engraçadas, outras ficam mais na provocação e no desafio, e outras buscam tratar assuntos mais sérios.

Por isso, uma única fórmula não seria capaz de criar tantas mensagens distintas. Mas o que importa de verdade é não deixar a marca fugir das suas origens.

Se o segmento permite que a linguagem seja um pouco mais leve, informal e descontraída é assim que a comunicação da campanha deve ser.

Caso seja algum outro é possível adaptar conforme for preciso, para que o resultado final continue sendo o mais autêntico possível. 

3. Considere fazer parcerias inusitadas

O co-marketing é um conceito que vem crescendo muito nos últimos tempos, e no marketing de guerrilha este recurso pode ser muito útil para qualquer empresa de confecção de caixa de papelão pequena.

É possível usar como exemplo uma empresa de tecnologia, que lançou um tablet e fez uma parceria com uma empresa de lava-rápido que o pintou na parede da fachada.

Essa empresa ficava em frente a concorrente, bem à vista dos clientes, e isso mostrou claramente que parcerias de marketing de guerrilha podem ser as mais simples.

4. Seja o mais original possível

A originalidade é um dos maiores diferenciais no marketing de guerrilha, dificilmente alguém se dá bem copiando cases de sucesso que já existem.

Mesmo que a ideia existente faça sentido para o negócio, é sempre melhor apostar em estratégias novas e originais para a empresa vendedora de compressor de ar silencioso.

Mas não é proibido procurar cases de sucesso apenas para se inspirar e aumentar a criatividade para ter melhores ideias para a sua própria campanha.

Assim dá para aprender sobre o que já foi feito pelas outras empresas sem parecer que está imitando as suas táticas para ter sucesso.

5. Capriche mais na execução

A maioria das campanhas de marketing que não obtêm sucesso não falham na hora do planejamento, mas sim na hora de fazer a execução do que foi planejado.

Por isso, depois de realizar todo o plano para atrair e impactar o público de uma escola de cursos para enfermeira particular de forma original é o momento de cuidar dos detalhes que farão das ideias um sucesso.

Se a empresa estiver contando com a ajuda de algum parceiro não deve se esquecer de se reunir com ele para fazer a divisão das tarefas e discutir como tudo funcionará.

Uma maneira eficiente de se organizar é fazer um passo a passo de tudo o que deve ser realizado e montar um checklist para seguir tudo mais de perto.

6. Cuide das emoções que provoca

O objetivo principal de uma tática de guerrilha é provocar emoções, mas é necessário saber quais os tipos de emoção que deseja despertar.

Há sempre espaços para a criação de campanhas sérias e até mesmo para as chocantes, mas elas só são assim quando o tema em si é um pouco mais pesado, sério e urgente.

Se um produto como um expositor de acrílico para alimentos será promovido vale a pena apostar em ideias mais leves e descontraídas, que não deem uma sensação de raiva ou angústia nas pessoas.

Até porque os clientes podem facilmente acabar fazendo a associação da marca com sentimentos ruins e se distanciar dela ao invés de se sentirem atraídos pelo que está sendo proposto.

7. Esteja sempre avaliando os resultados

As ações de guerrilha são tão espontâneas que muitas vezes é difícil pensar o que fazer para avaliar os resultados que elas trazem para o negócio.

Mas essas avaliações são de extrema importância, primeiro é necessário usar ferramentas para fazer o acompanhamento da campanha nas redes sociais.

As redes sociais são um ambiente importante para fazer com que a campanha de marketing de guerrilha deslanche, isso graças ao poder do famoso “boca a boca”.

Além disso, existem métricas que avaliam as empresas e isolam os períodos das campanhas para comparar com os resultados normais dos meses anteriores.

Cases de sucesso de marketing de guerrilha

A seguir, alguns cases de sucesso para as empresas se inspirarem e criarem as suas próprias campanhas de marketing de guerrilha.

O primeiro exemplo é sobre uma marca de refrigerantes, em uma ação, a empresa colocou nas suas máquinas no dia dos namorados um mecanismo que só “funcionava” quando os casais de beijavam.

Já um exemplo de um marketing de guerrilha mais provocativo é o de uma rede de fast food, que propôs nas redes sociais uma trégua para a sua maior concorrente.

Essa trégua consistia em juntar seus lanches mais famosos em um só em nome do dia mundial da paz, mas a empresa concorrente negou o pedido com uma resposta um tanto grossa.

E com isso a empresa de fast food atingiu seu objetivo, que era se colocar em uma posição de nobreza em nome da paz, e ainda prejudicou indiretamente a imagem do concorrente.

Por último vale citar um canal de TV que promoveu a estreia da sua série The Flash no Brasil com uma ideia extremamente autêntica.

Dando alusão à rapidez do personagem, um perfil nas redes sociais com o seu nome comentou “fist” (primeiro), em todos os artigos que falavam sobre a série.

Isso atraiu muito a atenção do público, e o melhor de tudo a quase nenhum custo.

Ações como essa só mostram como o marketing de guerrilha pode ser poderoso quando bem planejado e que não necessariamente é preciso gastar muito ou ter uma estrutura muito grande.

Esse tipo de estratégia pode beneficiar qualquer tipo de negócio, sejam empresas prestadoras de serviços terceirizados ou de qualquer outro segmento.

Considerações finais

O marketing de guerrilha deve sempre ter mensagem fortes e se elas forem provocativas em alguns casos também não fará mal, mas o que importa é que ele leve o público a pensar e a agir a seu favor.

Os conceitos dessa estratégia trarão uma série de benefícios para um negócio, até porque quando uma empresa consegue se destacar das demais por sua originalidade ela se mostra em vantagem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

adriano

Author adriano

More posts by adriano

Leave a Reply