Nos últimos anos o Marketing de Conteúdo passou a ser considerado como a principal estratégia de marketing digital, afinal, ele está de acordo com as características do consumidor moderno.
Faz todo o sentido produzir materiais ricos e relevantes em um mundo totalmente imerso na era da informação. A internet permite que as pessoas encontrem qualquer informação, a qualquer momento e essa facilidade mudou o perfil de consumo.
Juntando essa realidade com o aumento da competitividade no mercado, surge a necessidade de se destacar e entregar para os consumidores exatamente aquilo que eles desejam.
As pessoas continuam preocupadas com preço e qualidade, mas esses não são os únicos critérios na hora de escolher qual produto e de qual marca comprar. Na verdade, existem muitas outras questões envolvidas.
O consumidor quer sentir que pode confiar na empresa e por isso tem a necessidade de se relacionar com ela, e na internet, a melhor forma de fazer isso é oferecer conteúdos de valor, e é aqui que entra o Marketing de Conteúdo.
Pensando nisso, este artigo vai falar quais são as tendências de Marketing de Conteúdo no pós-pandemia, como as empresas podem criar materiais relevantes e quais são as melhores práticas para medir o sucesso da estratégia.
Tendências de Marketing de Conteúdo no pós-pandemia
Assim como muitas outras coisas no mundo, o Marketing de Conteúdo também passou por transformações e ajustes devido à pandemia, e algumas de suas principais tendências são:
Materiais humanizados
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que auxilia as empresas a venderem mais, mas sem focar no produto ou serviço. Depois dos anos complicados trazidos pela pandemia, essa prática se tornou ainda mais importante.
As pessoas querem cada vez mais se relacionar com as marcas e estão mais sensíveis, por isso, uma empresa de emplacamento carro PCD precisa mostrar todo o seu lado humano.
Isso mostra que uma das principais tendências de Marketing de Conteúdo no pós-pandemia é justamente a produção de material humanizado, capaz de conversar com as pessoas, sem voltar o foco para os produtos e serviços.
Conteúdo interativo
As pessoas começaram a passar mais tempo na internet e acessam páginas e sites de seu interesse, e o Marketing de Conteúdo precisa se adaptar a esse processo para melhorar ainda mais a experiência do usuário.
Uma das tendências que mais ajudam nesse sentido é aprimorar ainda mais as estratégias de SEO, pois elas permitem que o visitante encontre aquilo que precisa, além de investir em conteúdos interativos, como:
- Textos com imagens;
- Vídeos;
- GIFs;
- Enquetes.
Uma academia com aula de crossfit para emagrecer deve criar conteúdos fluidos, com parágrafos e frases menores, mais curtos e que sejam de fácil leitura.
Conteúdo nas redes sociais
Durante muito tempo, fazer Marketing de Conteúdo era sinônimo de criar um blog para publicar os textos, mas tudo isso mudou. É claro que o blog continua sendo um canal muito importante para essa estratégia, mas outras plataformas também podem ser usadas.
Exemplos disso são as redes sociais que podem ser usadas para compartilhar os conteúdos que vão levar os visitantes para o blog.
A marca precisa criar seus perfis nas redes sociais, mas esses canais devem ser constantemente atualizados para que sejam relevantes e chamem a atenção dos seguidores.
Nada melhor do que compartilhar os conteúdos ricos do blog ou site nas redes sociais para mostrar que o canal está atualizado e aproveitar para preencher o perfil da empresa com conteúdos realmente úteis.
Como se adaptar ao comportamento do consumidor
Para se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor e criar conteúdos realmente relevantes para o público, é necessário compreender que mudanças são essas.
Em primeiro lugar, a organização precisa se preparar porque as pessoas estão mais abertas para comprar de outros fornecedores, principalmente pela internet.
Hoje em dia, é possível até mesmo agendar internação para cachorro no site da clínica e isso se deve ao fato de que as compras pela internet deixaram as pessoas ainda mais imediatistas.
Isso fez com que começassem a descobrir outros fornecedores e elas já não são mais tão apegadas aos estabelecimentos e marcas com os quais compravam antes da pandemia.
Para se adaptar a essa mudança, é necessário focar na fidelização de clientes, oferecendo um bom atendimento e estratégias capazes de encantar as pessoas, como no caso de um programa de fidelidade.
Outra coisa que está chamando muito a atenção das empresas é que os consumidores estão priorizando marcas sustentáveis.
Depois da pandemia, as preocupações com o meio ambiente aumentaram muito, afinal, a circulação de um vírus também se deve ao desequilíbrio ambiental e a maneira como a sociedade se comporta.
Seja na hora de comprar uma roupa ou até contratar um asilo particular, as pessoas preferem organizações conscientes. Para se ajustar a isso na produção de conteúdo, é necessário criar materiais que falam sobre o assunto.
A organização também pode adotar medidas para reduzir desperdícios e estratégias que eliminem o uso de frete, algo que contribui muito com a redução da poluição.
O consumidor moderno também espera que as empresas se esforcem para promover a diversidade, a inclusão e a igualdade. Vários temas relacionados a isso estão em alta, e os consumidores estão de olho na maneira como as marcas concordam.
Também é interessante produzir materiais que falem sobre o assunto, combinando com as estratégias da companhia.
Por último, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a segurança de dados e esperam o mínimo de proteção contra o mau uso e a distribuição das informações.
As constantes ameaças contra a privacidade online são uma crise e é fundamental que todo tipo de negócio, como uma clínica de reabilitação para drogados, adotem maneiras seguras de trabalhar com as informações de terceiros.
Existem ferramentas que aumentam a proteção contra violações da segurança de dados, bem como parcerias com plataformas que priorizam a segurança dos usuários e realmente se comprometem com as informações dos clientes.
Formas de medir o sucesso de uma estratégia
No mundo pós-pandemia, muita coisa mudou, inclusive a maneira como as organizações medem o sucesso de suas estratégias.
Depois da crise, os fatores que podem ser avaliados por meio de métricas são os mais diversos, mas a organização consegue estabelecer o melhor indicador se conseguir entender o objetivo de sua ação.
Se não houver um objetivo definido, não é possível saber se a campanha está no caminho certo, por isso, uma das coisas mais importantes é avaliar as métricas sociais.
Um fornecedor de açaí para revenda precisa avaliar as métricas sociais porque elas estão relacionadas aos objetivos da organização nas redes sociais.
Cada negócio tem sua motivação para desenvolver conteúdos nesses canais, e elas precisam ser consideradas para analisar metas diferentes.
Por exemplo, se o propósito do negócio é aumentar o engajamento, então precisa avaliar essa métrica, somando as pessoas que curtem, comentam, compartilham ou clicam nas publicações.
No entanto, também existem as métricas de negócio que precisam ser avaliadas, visto que para elaborar um projeto de marketing, a corporação precisa ter em mente o motivo pelo qual está investindo nessas ações.
Geralmente, fazer com que a empresa seja conhecida é o primeiro a ser informado, mas esse não é o único propósito por trás de uma ação, na verdade, o maior objetivo de qualquer estabelecimento, como um nutricionista infantil, é vender.
As métricas de marketing mais específicas precisam apoiar o resultado das métricas de negócio, e entre as principais estão:
- Pedidos de orçamento;
- Recorrência de compra;
- Renovação de contrato;
- Quantidade de vendas.
Mas a empresa também pode avaliar ticket médio, valor total de vendas e percentual de churn. Independentemente de ser vendas online ou físicas, é fundamental saber qual é o objetivo do negócio para saber o número que vai perseguir.
Com relação às métricas de marketing, uma das mais importantes de ser avaliada é a métrica de visitantes. Quando um fabricante de adesivo personalizado para loja analisa essa informação, descobre quantas vezes as pessoas acessaram o seu site.
Mas também é possível avaliar as taxas de conversão e a quantidade de leads, oportunidades e taxas de conversão para oportunidades, vendas e taxa de conversão para vendas, entre outras.
Considerações finais
Produzir conteúdo de valor é muito importante para negócios de qualquer segmento porque as pessoas estão ávidas por informações.
Antes de comprar qualquer tipo de produto ou serviço, elas querem saber um pouco mais sobre o mercado, a empresa em si, seus clientes, o nível de satisfação dessas pessoas, entre outras questões.
São os conteúdos de valor que vão educar o público e conquistar a confiança de quem realmente tem potencial para comprar, principalmente depois da pandemia, que aumentou tanto o nível de exigência dos consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.