fbpx Skip to main content

Uma newsletter nada mais é do que um e-mail recorrente enviado para uma lista de contatos cadastrados. Elas funcionam como boletins informativos que comunicam ofertas e divulgam conteúdos, eventos, sites e empresas.

Hoje em dia, a newsletter é considerada como uma ferramenta muito importante para o desempenho de uma estratégia de e-mail marketing.

Muitos gestores e empreendedores acreditam que as redes sociais são o principal canal para engajar consumidores e atrair potenciais clientes. Embora elas sejam muito eficazes nesse sentido, não são as únicas opções.

O e-mail é perfeitamente capaz de alcançar esse propósito e trazer resultados significativos para a organização. No entanto, para extrair todo o seu potencial e aproveitar os benefícios que oferece, é necessário saber utilizar a estratégia.

Estabelecer uma comunicação contínua com clientes e potenciais clientes é fundamental para que o negócio consiga criar um relacionamento promissor com eles e se tornar a marca preferida no momento da compra.

O consumidor moderno precisa desse contato mais próximo, por isso, estratégias como a newsletter costumam funcionar muito bem.

Com base nisso, este artigo vai explicar o que é newsletter, a importância de enviar esse tipo de mensagem, porque ela voltou a ser uma boa estratégia de marketing, os benefícios que oferece e como desenvolver um bom plano de ação.

O que é newsletter?

Como destacado, uma newsletter trata-se de um e-mail enviado com certa frequência para os contatos de uma empresa, com o objetivo de desenvolver um relacionamento mais próximo.

É possível trabalhar diferentes tipos de conteúdo, sendo uma excelente opção para trabalhar uma estratégia de e-mail marketing.

Importância da newsletter

Um fabricante de púlpito de acrílico precisa investir em uma boa newsletter para incorporar essa estratégia em seu planejamento de Inbound Marketing.

Oferecer esse conteúdo para o usuário que tem interesse na marca aumenta as oportunidades de capturar e-mails que vão ajudar a construir um relacionamento com potenciais clientes.

A ação é uma ótima forma de se comunicar com seguidores que possuem um nível de intimidade maior e que são mais próximos. Também traz mais liberdade para que a marca converse com os assinantes, algo difícil de conseguir nas redes sociais.

Além do mais, a prática ajuda a melhorar os lucros, desde que a organização seja prudente ao determinar que quer melhorar suas vendas por meio da newsletter.

Esse cuidado é essencial assim como acontece com qualquer outro canal de marketing. Se a corporação focar apenas em ganhar dinheiro, pode acabar perdendo sua credibilidade e consequentemente o respeito dos seguidores.

Para evitar que isso aconteça, o foco deve ser ajudar e informar as pessoas que disponibilizam seu contato para acessar a newsletter.

Em outras palavras, uma empresa que trabalha com defensa maleável simples deve investir em marketing de relacionamento, procurando levar novidades e soluções direcionadas para persona.

Esse propósito vai fazer com que os lucros sejam uma consequência natural e não uma busca pelo dinheiro a qualquer custo.

Por que voltou a ser uma boa estratégia?

Para entender por que a newsletter voltou a ser uma boa estratégia, é necessário conhecer um pouco mais sobre sua história.

Tudo começou em 1970 quando a primeira mensagem de e-mail foi enviada, em 1978, o primeiro e-mail em massa foi enviado para 400 destinatários.

Fazer marketing por e-mail, incluindo o envio de boletins informativos, começou a se tornar mais popular em 1990, quando a internet ganhou mais espaço na vida e na sociedade.

Nesse período, houve um grande aumento das atividades envolvendo o e-mail, e já no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, surgiram regulamentações para proteger a privacidade dos usuários.

Com isso, surgiu o marketing baseado em permissão, isso ajudou as empresas a garantirem que os assinantes estivessem realmente interessados em seus conteúdos.

As opções nesse sentido continuam evoluindo, e a mais popular é a opção de descadastramento. Com a chegada dos dispositivos móveis, muitas mudanças significativas aconteceram na maneira como os usuários interagem com o e-mail.

Para negócios dos mais variados segmentos, como um estabelecimento que dá curso NR 20 para frentistas, a permissão para se conectar com as pessoas e o uso massivo do e-mail pelo dispositivo móvel tornou a newsletter uma excelente opção de comunicação.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot, 46% dos e-mails recebidos pelas pessoas são abertos em um dispositivo móvel.

A massificação do uso de smartphones gerou impactos substanciais que fizeram do boletim informativo por e-mail algo muito útil, por isso, voltou a fazer parte do planejamento de marketing de negócios dos mais variados segmentos.

Benefícios da newsletter

Investir em newsletter é uma maneira de potencializar as estratégias de marketing de conteúdo e Inbound Marketing, além disso, traz muitos outros benefícios para a entidade, como:

  • Fortalece as relações;
  • Demonstra conhecimento;
  • Excelente custo-benefício;
  • Otimiza os resultados.

Por meio dessa ação, uma entidade que disponibiliza curso de comissario de bordo consegue criar e fortalecer relações com seu público. Ela ajuda a manter contato continuado com os inscritos, fortalecendo o relacionamento entre eles e a organização.

Cuidar dessa relação é muito importante para gerar interesse pelos produtos e serviços e melhorar a maneira como o potencial cliente percebe a marca.

A newsletter não deve ser formada apenas por promoções e anúncios, na verdade, precisa contar com artigos sobre assuntos relevantes para os leitores e os potenciais clientes.

É papel da companhia incluir assuntos relevantes sobre seu setor e que demonstram seu conhecimento, para que se torne especialista em sua área.

A ferramenta ajuda a alcançar excelentes resultados em termos de custos e investimentos, além de ser uma estratégia financeiramente mais acessível do que outros meios de comunicação.

Tendo isso em vista, um empreendimento que faz fachada de loja ainda pode usar ferramentas gratuitas para criar o boletim informativo, o que facilita ainda mais o uso da estratégia.

Além do mais, para saber se a newsletter está tendo os resultados esperados, a marca deve medir e analisar seu desempenho.

Dessa forma, vai perceber o que precisa ser melhorado, e com isso melhorar as taxas de conversão, taxas de abertura e taxa de cliques.

Como criar uma boa estratégia?

Para criar uma boa estratégia de newsletter e aproveitar todo o potencial dessa ferramenta, a marca deve trabalhar as seguintes estratégias:

Atentar-se à relevância

O principal objetivo da ferramenta é se aproximar do público, com isso em mente, é fundamental priorizar materiais de qualidade.

A empresa precisa saber quais são os assuntos que realmente interessam para sua lista de contatos, e com isso trabalhar temas relevantes para essas pessoas.

Até mesmo uma clínica veterinária precisa reunir todas as informações que puder sobre as preferências dos leitores, além de segmentar os conteúdos. Desse modo, vai enviar o boletim apenas quando ele realmente for relevante.

Escolher o assunto e o remetente

Um dos elementos mais importantes para aumentar a taxa de abertura é o assunto de uma mensagem. É muito importante dedicar um tempo para elaborar uma chamada realmente atraente, lembrando que ela deve ser sucinta, objetiva e relevante.

Uma boa opção nesse sentido é usar a chamada mais importante da newsletter no campo do assunto, além da criatividade para destacar o tema geral abordado no boletim.

O nome da empresa precisa estar no remetente do e-mail, uma vez que o conteúdo só é enviado para pessoas que já confiam na marca, então, elas precisam saber de onde o e-mail está vindo.

Atentar-se ao uso de imagens

De maneira resumida, uma marca de bateria Acdelco 42 AH deve usar imagens para ilustrar sua newsletter, mas não deve condensá-la em apenas uma opção, uma vez que boa parte dos serviços de e-mail bloqueia a exibição.

Isso pode dificultar a visualização e ainda fazer o usuário clicar em uma autorização para saber qual é o conteúdo enviado.

Para utilizar imagens no HTML, é necessário saber usar adequadamente o atributo ALT, que trata de palavras ou frases exibidas quando a foto não aparece.

Fazer testes

A newsletter de uma corporação especializada em PGRS precisa ser acompanhada depois de ser concluída. Em outras palavras, antes de enviar o conteúdo para os usuários, é muito importante fazer testes.

Uma forma de fazer isso é enviar a mensagem para si mesmo e para pessoas próximas, além de verificar e testar os principais servidores de e-mail presentes na lista.

Isso ajuda a garantir que o layout não seja quebrado, conforme o serviço de e-mail usado pelo contato. Também é interessante variar os tipos de conteúdo, assunto e horário de envio, para identificar as melhores opções.

Considerações finais

Como destacado, na era da informação, conteúdos ricos se tornaram essenciais para que uma empresa possa conquistar a confiança dos consumidores.

Entre as opções mais usadas está a newsletter, e ela ajuda a enriquecer as estratégias de Inbound Marketing.

Pode ser usada por qualquer tipo de negócio, ajudando a empresa a conquistar a confiança dos consumidores.

Mais do que isso, é uma prática que traz mais credibilidade para o negócio e diversos outros benefícios que culminam no aumento dos lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

adriano

Author adriano

More posts by adriano

Leave a Reply