O guia comercial serve para começar um novo negócio e traz uma série de benefícios para os empreendedores. Os consumidores estão cada vez mais digitais e pesquisam o que querem comprar na internet antes de adquirir algum produto.
A versão digital deste documento também ajuda a encontrar consumidores nas plataformas onde eles estão presentes. É importante se atentar a isso porque o mundo está cada vez mais online e estar na web é fundamental para o sucesso do negócio.
A visibilidade online também rompe fronteiras e permite que a marca consiga alcançar o mercado mundial. Hoje em dia, existem muitas plataformas que vendem produtos para o mundo todo e o guia comercial faz toda a diferença nesse processo.
Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas fica muito mais fácil alcançar esse propósito quando o negócio começa do jeito certo. Assim, todo o investimento de tempo e dinheiro vai valer muito mais a pena.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, o presente artigo mostrará o que é guia comercial, para que ele serve, o que fazer para elaborar bem esse documento e quais são os nichos mais populares.
Conceito e funções do guia comercial
O modelo de negócios de um guia comercial é um site que elenca empresas, serviços e pessoas, por meio de informações organizadas por categorias e subcategorias, permitindo ao usuário encontrar assuntos de seu interesse.
É um modelo que cresceu muito nos últimos anos, trazendo mais praticidade e agilidade para as pesquisas na internet e vem sendo usado desde o final dos anos 1990 e até empresários famosos utilizam o recurso.
Hoje em dia, pode ser aplicado a qualquer tipo de empresa, como uma de manutenção de celular Samsung. Mas, naquela época, o site ficava disponível durante o dia e à noite ocorriam as melhorias em seu código.
O propósito era construir um banco de dados de negócios pesquisados com base no nome comercial, categoria e localização. Assim, ficava mais fácil comercializar o serviço para grandes jornais e editoras de mídia.
Atualmente, ele serve para que o usuário encontre as mais variadas formas de comércio e prestação de serviço, tudo separado por categoria dentro das cidades.
Será uma ótima oportunidade para os empreendedores e anunciantes, funcionando como um tipo de vitrine. Para a população local, é uma forma de saber onde e o que comprar, além de facilitar o contato por meio de telefone ou e-mail.
É uma ferramenta de busca e localização de fornecedores provenientes de vários setores do comércio, fazendo com que os negócios se aproximem dos consumidores.
Como ter um bom guia comercial
Para ter um bom guia comercial e disponibilizar diferentes empresas para os usuários, é necessário seguir algumas dicas. São elas:
Entregar uma proposta de valor
É muito importante desenvolver uma proposta de valor contundente, incluindo atributos e pontos fortes que o site oferece e que outras plataformas não conseguem entregar.
Em outras palavras, é necessário destacar o diferencial e o site todo deve ser construído com essa proposta de valor em mente. O desenvolvedor deve fazer uma pesquisa e aplicar tudo o que aprendeu com ela.
Pense nos motivos que levariam os usuários a consultarem no site ou por que uma empresa gostaria de ser listada por ele. Encontrar as respostas para essas perguntas é fundamental para prospectar anunciantes, patrocinadores e visitantes.
Criar um perfil de anunciantes
O perfil de anunciantes é um elemento básico do guia comercial e responsável por reunir todos os dados que vão atrair visitantes e patrocinadores.
O guia deve ser formado da melhor maneira possível, para isso, preencher o site com anúncios que vão torná-lo uma referência no segmento.
Também é muito importante inserir o recurso “solicite esta empresa” para permitir que as organizações cadastradas possam requerer a propriedade de seu perfil.
É assim que o guia vai atrair um fabricante de isolamento acústico para telhado de zinco e despertar o interesse de um patrocínio e anunciantes.
Tenha em mente que cada perfil é como se fosse um mini site, por isso possui URL única e deve ser otimizado de acordo com as orientações de SEO (Search Engine Optimization).
É muito importante ter anúncios dentro do guia, assim sendo, as URLs poderão ser rastreadas e indexadas pelo Google antes mesmo que o site seja lançado no ar.
Por falar em SEO, é muito importante estudar sobre ele para promover a plataforma, atrair tráfego e gerar receita.
Investir em SEO
Já que essa estratégia foi mencionada na dica anterior, é muito importante se aprofundar um pouco mais sobre ela. Entre suas principais práticas estão:
- Uso adequado de palavras-chave;
- URL amigável;
- Design responsivo;
- Conteúdo de valor.
As palavras-chave são termos usados pelas pessoas para pesquisar assuntos relacionados aos negócios listados no guia. Por exemplo, “empresa de divisória de blindex para cozinha” é um formato de palavra-chave.
A URL amigável é aquela que não contém muitos números e símbolos que dificultam a memorização por parte do usuário e a própria leitura do algoritmo do Google.
Quanto ao design responsivo, permite que o guia seja acessado por qualquer tipo de dispositivo, inclusive os dispositivos móveis. O conteúdo de valor, por sua vez, entrega informação de qualidade e favorece a experiência do visitante.
Saber investir
É muito importante saber qual é o orçamento disponível e o quanto o criador do guia poderá gastar. Se um negócio quiser fazer com que mais pessoas conheçam o site ele precisará investir em marketing, publicidade e materiais promocionais na internet.
A melhor coisa a se fazer é planejar os gastos e investimentos para valorizar ao máximo o orçamento disponível.
Lembre-se de que a divulgação também é importante para as empresas listadas, como uma especializada em transporte residencial. Elas só vão se interessar pela plataforma se ela tiver uma boa quantidade de acessos.
Existem várias opções para divulgá-la, como cartões de visita, adesivos de janela, guardanapos, folhetos, botões, entre outros.
Na internet, também existem muitas outras opções disponíveis, como Google Ads e anúncios nas redes sociais. Elas são interessantes porque funcionam de maneira direcionada e procuram impactar o público que realmente se interessa pela plataforma.
Criar conteúdos valiosos
Vale a pena falar um pouco mais sobre os conteúdos de alta qualidade porque eles são responsáveis pelo nível de relevância do site. É com esses materiais que a empresa consegue aprofundar discussões sobre temas e converter visitantes em clientes.
Um escritório de arquitetura especializado em sala de estudo planejada pode contar com o marketing de conteúdo para atrair um visitante e fazer com que compreenda os objetivos do negócio.
Ao longo do tempo, ele vai se interessar por outros materiais que se aprofundam sobre os temas, até que esteja pronto para falar diretamente sobre os produtos e serviços.
Em linhas gerais, os conteúdos de valor ajudam a construir um relacionamento com os usuários que, aos poucos, vão se sentir mais confortáveis para comprar.
Vários tipos de conteúdos podem ser criados, a exemplo dos estudos de caso, ebooks, tutoriais, white papers, livros, infográficos, planilhas, slides, entre outras possibilidades.
Criar um blog
Os conteúdos criados para o guia devem ser publicados em um blog que será integrado à plataforma.
Como falado anteriormente, o consumidor moderno pesquisa na internet tudo o que deseja saber sobre os produtos e serviços, por exemplo, alguém que pesquisa sobre preço do kilo do bacon defumado.
Mas essas pesquisas não se limitam apenas ao preço das soluções, na verdade, na era da informação, as pessoas querem saber muito mais sobre as empresas e o que elas têm a oferecer.
Com isso em vista, criar materiais ricos e relevantes é a melhor forma de mostrar o conhecimento do negócio, manter as pessoas informadas e conquistar a confiança delas.
Nichos mais populares no guia comercial
Para encerrar este conteúdo, é importante conhecer os nichos de mercado mais populares nos guias comerciais.
Uma clínica de acupuntura veterinária domiciliar pode ser listada, tendo em vista a presença de negócios online, guias de classificados online, portais de anúncios de imóveis, aluguéis de curto prazo, vagas de empregos e profissionais freelancers.
Também é possível encontrar serviços domésticos, eventos, produtoras de vídeo, médicos, artigos científicos, avaliações, experiências de clientes em restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos, automóveis e classificados em geral.
Até mesmo empresas especializadas em CNH especial para carros automáticos, bem como os seus produtos, podem ser listados no guia comercial.
Considerações finais
Se tem algo que todas as pessoas procuram hoje em dia são maneiras de facilitar sua rotina e encontrar rapidamente produtos e serviços de seus interesses.
O guia comercial ajuda a alcançar esse propósito e traz uma série de benefícios para os usuários e para as empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.