A Inteligência Artificial, ou IA, é um campo da ciência da computação que se dedica ao desenvolvimento de sistemas e algoritmos que realizam tarefas que precisam de inteligência humana.
O objetivo é criar máquinas e programas de computador que pensam, aprendem e tomam decisões de maneira semelhante aos seres humanos.
Essa tecnologia abrange diversas técnicas e subáreas, sendo uma das mais proeminentes o Machine Learning (aprendizado de máquina), que se concentra em criar algoritmos para que as máquinas aprendam com os dados e melhorem seu desempenho.
A Inteligência Artificial pode ser aplicada em várias situações, como no reconhecimento de padrões, análise de dados, assistentes virtuais, entre outras.
Também inclui o uso de redes neurais artificiais, modelos computacionais inspirados na estrutura do cérebro, podendo ser aplicadas em tarefas como visão computacional e processamento de linguagem natural.
O fato é que a Inteligência Artificial possui várias aplicações em diversos setores e pode colaborar com as plataformas e-commerce.
Este artigo vai mostrar como a Inteligência Artificial ajuda nas vendas online, vantagens para as vendas, mostrar alguns exemplos de seu uso no e-commerce, como implementar e entender o Machine Learning no marketing digital.
Como a IA ajuda nas vendas online?
De maneira geral, a Inteligência Artificial pode ajudar a impulsionar as vendas online de diversas maneiras, e entre as principais estão:
- Personalização;
- Chatbot;
- Detecção de fraudes;
- Previsão de demanda e estoque;
- Precificação dinâmica;
- Melhoria na experiência do cliente.
A Inteligência Artificial consegue analisar o comportamento do usuário, histórico de compras do cliente e suas preferências para criar recomendações de produtos altamente personalizadas.
Isso ajuda uma loja virtual de rodo de borracha a aumentar as taxas de conversão, uma vez que os clientes são mais propensos a comprar produtos que atendam suas necessidades e interesses.
Os chatbots e assistentes virtuais implementados pela Inteligência Artificial fornecem suporte 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Eles também conseguem responder perguntas frequentes, ajudar na navegação do site e concluir as vendas.
O recurso também é muito útil para detectar atividades suspeitas e transações fraudulentas, protegendo os clientes e o próprio negócio.
A Inteligência Artificial consegue identificar padrões incomuns de compra e sinalizar transações potencialmente fraudulentas em tempo real.
Ela é capaz de analisar dados históricos de vendas e fatores sazonais para prever a demanda futura de produtos, o que ajuda o e-commerce a otimizar os níveis de estoque e evitar a falta ou excesso de produtos.
Os algoritmos da Inteligência Artificial ajustam automaticamente os preços dos produtos, tendo como base a demanda e a concorrência. Desse modo, o site consegue maximizar seus lucros e oferecer preços competitivos.
Uma loja de moveis planejados sala de jantar pode usar essa tecnologia para analisar feedbacks de clientes, resenhas e interações nas redes sociais para identificar pontos de melhoria na experiência do cliente, além de favorecer ajustes em produtos e serviços.
Principais vantagens para as vendas
A Inteligência Artificial traz várias vantagens para as vendas, e uma delas é a personalização. É possível criar recomendações de produtos altamente personalizadas, considerando o comportamento do cliente e o histórico de compras.
Tarefas manuais, como entrada de dados e envio de e-mails de acompanhamento, podem ser realizadas com essa tecnologia, permitindo que os vendedores se concentrem em trabalhos estratégicos.
A IA também é muito útil para classificar e pontuar leads, considerando o potencial de conversão e direcionando os esforços de vendas para leads mais promissores.
Trata-se de um recurso muito útil para analisar uma grande quantidade de dados de vendas e identificar tendências, padrões e insights que podem melhorar as estratégias de vendas.
Os chatbots com Inteligência Artificial respondem perguntas frequentes dos clientes instantaneamente, melhorando o atendimento e acelerando o funil de vendas.
Até mesmo uma entidade especializada em instalação piso laminado sobre cerâmica pode usar a Inteligência Artificial para otimizar sua estratégia de preços e ajustá-los de maneira dinâmica, considerando os concorrentes e a demanda.
Exemplos de Inteligência Artificial no e-commerce
É muito comum que a Inteligência Artificial seja utilizada no e-commerce para recomendar produtos de maneira personalizada, no atendimento ao cliente via chatbot, na detecção de fraudes e na otimização de preços e estoques.
No entanto, além dessas práticas, existem outras que podem contar com as facilidades desse recurso. Os assistentes virtuais de compras, por exemplo, permitem que os clientes façam suas compras usando comandos de voz.
O usuário pode pesquisar produtos, adicionar itens ao carrinho e fazer as compras com mais facilidade. A Inteligência Artificial também é muito útil para busca visual, onde os clientes fazem upload de uma imagem de um produto que querem encontrar.
O sistema então identifica esse produto no catálogo, o que simplifica a busca por mercadorias muito específicas. Uma companhia que faz manutenção prensa hidráulica também pode usar a personalização de preços em tempo real.
Os varejistas fazem isso para personalizar os preços com base no histórico de navegação e no comportamento de compra do cliente. Desse modo, é possível exibir preços diferentes, com base nas características e padrão de compra.
Outra aplicação inteligente é analisar os sentimentos nas redes sociais e procurar menções à marca, seus produtos e serviços. Desse modo, o e-commerce pode monitorar o sentimento do cliente e responder a feedbacks e críticas rapidamente.
Como implementar o recurso?
Para implementar a Inteligência Artificial em uma loja online, existem alguns passos muito importantes. São eles:
Definir objetivos claros
O primeiro passo é definir claramente quais são os objetivos que a companhia pretende alcançar ao implementar a Inteligência Artificial.
O negócio pode querer melhorar a personalização, aumentar as taxas de conversão, otimizar processos e até reduzir custos operacionais.
Entender as necessidades do negócio
Em síntese, uma loja virtual que comercializa filtro Silotop deve avaliar cuidadosamente suas necessidades específicas, considerando os desafios e áreas onde a IA pode trazer mais benefícios.
A entidade não precisa, necessariamente, adotar todas as tecnologias de Inteligência Artificial de uma só vez, pois pode começar com os projetos piloto.
Escolher boas ferramentas
É imprescindível pesquisar para escolher ferramentas e plataformas de Inteligência Artificial que atendam às necessidades da loja.
Pode ser que ela queira soluções de aprendizado de máquina, chatbots, sistemas de recomendação, ferramentas de análise de dados, entre outras possibilidades.
Proteger a privacidade dos dados
Coletar dados de clientes é muito importante, mas esse processo precisa estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Tendo isso em vista, é necessário implementar políticas sólidas de proteção de dados e obter o consentimento dos usuários.
Como usar o Machine Learning no marketing digital?
O uso de Machine Learning no marketing digital faz com que as campanhas de um fabricante de equipamentos para sushi bar sejam mais eficazes.
Uma das formas de usar essa tecnologia é na análise de dados de clientes, métricas de campanhas, interações nas redes sociais, entre outras possibilidades.
Isso vai ajudar a identificar tendências, padrões e insights que tornam as decisões mais estratégicas. O recurso também é muito útil na segmentação de público, depois com base na análise de dados, é possível identificar segmentos semelhantes.
Desse modo, os profissionais de marketing conseguem direcionar as campanhas para grupos de clientes mais propensos a responder.
O Machine Learning também pode criar experiências personalizadas para os consumidores, depois com base no histórico de navegação, compras anteriores e comportamento online, vai recomendar produtos e conteúdos relevantes.
Portanto, uma entidade que distribui corrente de rolo dupla pode usar os algoritmos dessa tecnologia para otimizar as campanhas de marketing, ajustar lances de anúncios, corrigir horários de exibição e elaborar orçamentos com base no desempenho em tempo real.
Como resultado, a companhia consegue maximizar o retorno sobre os investimentos, além disso, o Machine Learning traz previsibilidade sobre tendências, baseando-se na análise de dados passados e presentes.
Essas informações podem servir de base para que os profissionais de marketing se preparem para as mudanças de mercado e ajustem suas estratégias de acordo com elas.
Recursos de atendimento ao cliente, como os assistentes virtuais, quando alimentados por Machine Learning, conseguem fornecer suporte ao cliente em tempo real, responder perguntas frequentes e direcionar consultas para atendentes humanos.
Além disso, uma companhia que produz compressor de ar 2 pistão pode analisar o sentimento dos usuários nas redes sociais para identificar suas opiniões em relação à marca.
Considerações finais
A Inteligência Artificial tem um papel muito importante para melhorar a eficiência, a personalização e a eficácia das operações no comércio eletrônico.
Com sua ajuda, as companhias podem ter uma experiência de compra personalizada e conveniente para os clientes.
Também é uma ferramenta muito interessante para otimizar processos internos, reduzir custos e aumentar o retorno sobre os investimentos.
A loja virtual tem a oportunidade de melhorar seus processos, aumentar a eficiência, melhorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento das receitas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.