fbpx Skip to main content

Estratégias de Marketing é o estudo dos mercados e o entendimento de seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos, visando uma melhor estratégia para o desenvolvimento das empresas.

Definido em 2005 pela American Marketing Association como: “Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para o cliente, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”.

“A atividade, conjunto de instruções e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. –  Definição da American Marketing Association (2008)

Se observada de forma pragmática, a palavra assume sua tradução literal: “mercado”. Pode-se, então, afirmar que marketing é o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando à satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (FRAGA, Robson, 2006).

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. (Philip Kotler)

marketing é uma filosofia: uma postura mental, uma atitude, uma forma de conceber as relações de troca. É também uma técnica: um modo específico de executar uma relação de troca (ou seja, identificar, criar, desenvolver e servir a procura). O marketing pretende maximizar o consumo, a satisfação do consumidor, a escolha e a qualidade de vida.

Breve história sobre Marketing

Marketing, como prática, é algo impreciso de datar, já que sua atividade nasceu juntamente com o próprio mercado, nos primórdios da civilização.

Mas o Marketing, como objeto de estudo e sua prática consciente, é algo recente.

Temos como o início do marketing o período logo após a Segunda Guerra.

Com a expansão dos mercados e o crescimento das concorrências, surgiu a necessidade de teorizar sobre como lidar com esse cenário para se destacar e atrair mais consumidores.

O Marketing no decorrer do tempo (as 4 eras)

A princípio, a definição básica de marketing se referia à atividade administrativa de dados que surgiu juntamente com a cultura do século XX, após mudanças de cenários do mercado.

O conceito se modificou acompanhando as evoluções estratégicas do mercado e veio somar mais como função organizacional na criação do processo de gerar valor e melhorar administração dos recursos para relacionamentos com o público final interessado.

Assim sendo, depois de o mercado ter gerado tamanha demanda, e ofertado “n” possibilidades de negociação, tornou-se ainda mais vital a facilidade na geração de um sistema de marketing que viesse a facilitar o processo de venda.

Muito embora o interesse de compra exista por si só, e por sabermos que também sempre haverá a necessidade de se vender e comercializar, o marketing vem com o principal objetivo de fazer do esforço de negociação algo supérfluo para gerar a venda em si.

Deste modo, podemos dizer que o marketing visa a criação de produtos e serviços tão bem estruturados para o mercado em que pretendem atuar, que eles possam se vender sozinhos.

Este foi o caminho traçado com o tempo pela evolução, que inicialmente tratava de gerar o cliente disposto a adquirir o objeto de venda, o que se transfigurou em ofertar algo ainda mais pronto e elaborado diretamente nas necessidades do público e o que ele busca.

Em resumo, o marketing passou por diferentes fases:

  1. 1a. Era do Marketing: orientado a produto (até 1945)
  2. 2a. Era do Marketing: orientado à venda (pós-guerra)
  3. 3a. Era do Marketing: orientado ao relacionamento (pós-1980)
  4. 4a. Era do Marketing: orientado para a responsabilidade social (Século XXI)

Os 4 Ps do marketing são:

Produto: é o que sua empresa tem a oferecer e que está relacionado com seu produto/serviço.

Preço: O preço envolve o valor que seu cliente está disposto a pagar pelo seu produto, ou melhor, pela mudança ou solução que seu produto tem a oferecer para ele. Esse pode ser considerado um dos Ps mais importantes do Mix de Marketing, já que é o responsável pelo retorno financeiro daquilo que sua empresa tem a oferecer.

Praça: Basicamente é o local em que a empresa coloca à venda aquilo que tem a oferecer. É o local em que o consumidor fará contacto com o produto/serviço. A praça hoje não se resume apenas a um único local ou apenas a ambientes físicos. Quem vende seu produto pela internet tem seu site ou página do Facebook como ponto de venda, por exemplo.

Promoção: O quarto P do marketing, Promoção refere-se ao composto de elementos promocionais que divulgam e comunicam o produto ao mercado-alvo, como publicidade, propaganda, links patrocinados, Fan pages, promoção de vendas, relações públicas e outros.

Posicionamento em Marketing

Posicionamento é a posição relativa que as marcas, produtos e serviços ocupam nas mentes dos seus consumidores. Ocupar o melhor posicionamento é uma das tarefas fundamentais em qualquer esforço de marketing.

No posicionamento acontece uma hierarquia. O primeiro da lista, ou seja, o primeiro produto ou serviço a ser lembrado, é o produto líder. Os outros, a partir do segundo, são os produtos, serviços e ideias secundários.

Há grande vantagem em ser o líder. O produto pode ser comercializado com margens de lucro maiores, e exige, teoricamente, menores investimentos em tempo, energia e dinheiro para ser mantido no topo.

Já os secundários necessitam de amplos esforços para tentar se aproximar dos líderes, e a verdade é que nem sempre conseguem. Tais produtos são adquiridos somente pelos que não podem adquirir os produtos líderes e sofrem mais com as variações de renda ou problemas econômicos.

A diferença entre Marketing e publicidade

É comum confundir os conceitos marketing e publicidade, mas as duas áreas se diferem. O marketing é focado em identificar uma necessidade, criar um produto ou serviço, comunicar ao mercado sua existência e por fim, fazer o acompanhamento após a venda através de pesquisas de satisfação.

Já a publicidade é direcionada à comunicação, focada na divulgação que a empresa faz para que o público tenha um primeiro contato com a ideia/solução/produto antes mesmo da compra e do consumo.

Em resumo, a publicidade é um dos pilares do marketing, e para muitas marcas, funciona como carro-chefe responsável pelo sucesso das vendas. Mas é bom saber que a publicidade não funciona se o marketing não for bem estruturado.

Porque investir em Marketing

Uma vez que um produto ou serviço tenham sido desenvolvidos, as empresas precisam fazê-los chegar até o consumidor. Essa é basicamente a função do marketing, e sem ele, uma organização não será capaz de desenvolver ações efetivas que lhe ajudem a cumprir seus objetivos comerciais com sucesso.

O marketing tem importância para qualquer modelo de empresa, de qualquer tamanho, em qualquer setor de atuação. Ele se faz presente em todas as ações da organização, dentro e fora dela.

O marketing adota um contexto com inúmeras estratégias de comunicação e desenvolve processos que conseguem elevar uma ideia, produto ou serviço a um status de destaque no mercado.

O sucesso de um negócio muitas vezes se dá devido à sua reputação. Quando uma empresa atinge e supera as expectativas do público, sua reputação se consolida, e à medida que ela se expande, o negócio cresce e as vendas se ampliam consequentemente. O marketing é a área responsável por planejar e gerenciar os processos de negócio que permitem que a empresa construa esta boa reputação e gere valor.

A percepção de valor que um cliente tem de uma marca depende do marketing. Os clientes valorizam mercadorias com a qualidade que esperam e que sejam vendidos pelos preços que eles desejam pagar, e isso não pode ser definido fora de um bom planejamento de marketing.

Tipos de Marketing

Marketing pessoal

O marketing pessoal é uma ferramenta utilizada para a autopromoção, como forma de alcançar sucesso. É uma estratégia usada para “vender” a própria imagem, além de influenciar a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza.

a maior parte das ocasiões, esta expressão é usada para designar um modo de se expressar, que contribui para o alcance de um determinado objetivo, como um emprego.

Marketing de relacionamento

Esse tipo de marketing utiliza um conjunto de ações e estratégias para criar e manter um relacionamento positivo com os clientes.

O maior objetivo do marketing de relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, criando uma relação de proximidade dele com a marca, ao ponto que eles se tornem defensores e divulgadores da mesma.

Marketing Digital

marketing digital é um conjunto de ações de divulgação e comunicação que uma empresa ou pessoa utiliza nas plataformas digitais, através da internet e dos meios eletrônicos.

Ela adota práticas de promoção de produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para que estes cheguem aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

Marketing Viral

Marketing viral é toda forma de material publicitário que, ao ser utilizado, produza uma maior divulgação de uma marca, serviço ou produto, através do encorajamento de levar adiante a mensagem passada no material.

Esta ação de divulgação utiliza técnicas que recorrem a outros meios de comunicação já existentes, como as redes sociais e a internet em geral, para atingir seu principal objetivo.

Trade Marketing

 Trade marketing é uma área específica do marketing relacionada com o aumento da procura por parte do atacadista, varejista ou distribuidor e que pode trazer vários benefícios para esses elementos.

Apesar de não estar focado diretamente o consumidor final, o trademarketing nunca deve ser esquecido, porque o consumidor identifica e atribui valor a um determinado produto. Assim, se as pessoas não têm interesse no produto, os varejistas também não vão ter interesse em comercializar o produto.

Inbound Marketing

Inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo a atração voluntária de clientes potenciais para a empresa.

Este conjunto de estratégias é baseado na ideia de criação e compartilhamento de conteúdos voltados para um público-alvo específico, onde seja possível conquistar a permissão para se comunicar com estes de maneira mais direta.

Marketing 3.0

Marketing centrado no ser humano, tendo como contrapeso à lucratividade a responsabilidade corporativa, resultando em bem-estar, riqueza e sustentabilidade

adriano

Author adriano

More posts by adriano

Join the discussion One Comment

Leave a Reply