fbpx Skip to main content

Existem várias métricas de marketing que possibilitam identificar se as estratégias empresariais estão favorecendo ou não os resultados dos seus negócios e elas não significam apenas o número de seguidores que seguem seus perfis nas redes sociais.

Elas podem comprovar quais são os resultados que estão sendo obtidos por meio das estratégias de marketing aplicadas por empresa de içamento nas redes sociais.

Ou seja: essas métricas servem para entender se o planejamento estratégico de uma empresa feito para atrair e adquirir clientes está funcionando corretamente.

Se a empresa fizer esse acompanhamento regularmente, ela poderá evitar a dependência de relatórios de terceiros, dessa forma ela conseguirá saber os dados de engajamento dos usuários de maneira simplificada. 

O que são as métricas de Marketing?

As métricas de marketing são ferramentas de medição importantes para acompanhar o desempenho e avaliar a eficiência de uma campanha, além disso elas podem ser utilizadas por qualquer empresa e segmento.

Na prática, são elas que analisam um negócio, e é o primeiro passo para a elaboração de planos, condutas e estratégias. Ela é representada por indicadores que medem o sucesso de uma campanha de serviço de plotagem, por exemplo.

Saber usá-las é essencial para o sucesso de uma empresa em sua área de trabalho. Porém, elas devem ser avaliadas desde o início até o final de uma campanha e por isso elas devem ser examinadas no decorrer de todas as etapas do funil de Marketing.

As funções das métricas no Marketing Digital

Entre as diversas métricas de marketing, a lista abaixo aponta as principais funções que elas possuem dentro de uma empresa:

  • Mostrar os pontos positivos e negativos das campanhas;
  • Dar assistência para a tomada decisões e investimentos;
  • Ajudar no aprimoramento das estratégias;
  • Diminuir as incertezas nas próximas ações na área de Marketing;
  • Identificar o ROI – Retorno sobre o Investimento;
  • Medir a performance da campanha e do engajamento do público.

Os fatores de avaliação das métricas de marketing são diversos, mas, para ter conhecimento de qual é o melhor indicador ou as melhores opções para determinado tipo de negócio, o objetivo de suas ações precisam ser definidos.

Somente assim, a empresa saberá se a campanha de limpeza para pré mudança está no trajeto certo, assim como se as estratégias utilizadas nela estão sendo eficientes.

Isso significa que para que o objetivo seja traçado, a primeira coisa é entender a diferença entre as métricas sociais e as métricas de negócio.

As métricas sociais estão relacionadas com os objetivos da marca expostos nas redes sociais, onde cada empresa possui a sua própria motivação para o desenvolvimento dos conteúdos, e por meio de cada uma delas as métricas são analisadas.

Os principais dados que as métricas sociais observam para fazerem suas análises são o alcance, o engajamento e os seguidores.

O alcance é uma métrica visível em redes sociais, e tem como objetivo fazer a checagem de quantas pessoas estão recebendo cada conteúdo veiculado.

O engajamento nada mais é do que a somatória de quem curte, comenta, compartilha e clica em uma postagem de bagas zimbro, por exemplo, e esse número sempre será inferior com relação a visualização do conteúdo.

Quanto aos seguidores das redes sociais, são aqueles cujo volume de pessoas destacam o interesse de uma publicação ser acompanhada. Muitas vezes o interesse atrai o público para a página da sua empresa.

Porém, ter seguidores não significa necessariamente que todos terão acesso para ver um conteúdo sobre inversor de frequência CFW100 WEG mas, uma métrica depende da outra, sendo ambas positivas para o sucesso nas redes sociais.

Na prática, a métrica do alcance sempre irá mudar, pois sem ela não acontece o engajamento com o público presente nas redes, e sem esse engajamento com seguidores já estabelecidos se torna ainda mais difícil alcançar novos.

No fim de cada campanha a empresa deve gerar um relatório, nos quais as métricas apontadas acima serão comparadas a um período anterior da presença da marca nas redes sociais e o relatório mostrará os acertos e erros cometidos pela sua empresa.

A métrica de negócio tem como objetivo principal o volume de vendas e serve para elaborar qualquer projeto de marketing no qual a primeira meta consiste em tornar a empresa conhecida.

Portanto, as métricas de marketing devem dar apoio aos resultados das principais métricas de negócios, cujos exemplos são:

  • Solicitações de orçamento;
  • Reincidência de compra;
  • Ticket médio;
  • Valor total de vendas;
  • Quantidade de vendas;
  • Renovamento de contrato;
  • Índice percentual de churn.

Seja qual for o tipo de venda, seja em uma loja física ou em um e-commerce, o ponto de partida do sucesso está na métrica de negócio, que tem tudo a ver com a divulgação, o preço de comercialização, o ROI (Retorno Sobre Investimento) e o produto.

Ao administrar a estratégia de marketing, não há como ter controle total de tudo, mas é essencial que uma oficina mecânica, por exemplo, tenha um conhecimento geral das etapas, para entender qual o impacto que as ações de marketing terão junto às métricas.

Métricas importantes que devem ser acompanhadas

Quando a empresa passa a entender que as métricas de negócio impactam no trabalho de marketing, torna-se importante acompanhar algumas etapas com maior cautela. 

Abaixo a lista vai especificar quais são as métricas de marketing mais importantes que devem ser acompanhadas dentro de uma empresa:

  • Visitantes;
  • Leads e taxa de conversão;
  • Oportunidades e índice de conversão para oportunidades;
  • Vendas e taxa de conversão para realizar vendas.

Os visitantes são representados pela quantidade de pessoas que chegam até o site de uma empresa, não sendo contabilizadas as vezes que elas acessaram o seu endereço.

A métrica de negócio se torna importante, porque ela mostra de forma direta a audiência que o site ou blog de uma empresa de placa acrílico personalizada possui, e esse é um número que precisa crescer constantemente nessa estratégia.

Se um site mantém o seu número de visitas estável, esse fator pode indicar que ele não está atraindo novas pessoas.

Os leads são os visitantes de um site ou blog que manifestam interesse pelo conteúdo postado pela empresa ou pela proposta de valor oferecida.

Isso acaba sendo o suficiente para que ele preencha seus dados de contato em troca da assinatura de uma newsletter, por exemplo.

É uma das principais métricas do marketing digital, pois indica o número de pessoas com as quais pode-se iniciar um relacionamento para que, mais a frente, seja válida a tentativa de uma venda. Muitas pessoas oferecendo o contato, significa oportunidades de vendas.

Quanto às oportunidades, são os leads qualificados, que geram a oportunidade de negócios para a organização, pois nesse estágio eles já se interessaram pela solução oferecida pela empresa e não somente pelo seu conteúdo.

São esses leads que vão receber contato da equipe comercial e por já estarem preparados durante o relacionamento, as oportunidades de vendas de private label confecção atacado, por exemplo, serão ainda maiores.

Vendas, ou índice de conversão para vendas, é a métrica mais importante para um negócio, pois a taxa de conversão são oportunidades para vender e a partir do volume de vendas é que a empresa consegue comprovar o valor das estratégias adotadas.

Porém, se a taxa de vendas estiver muito baixa é o momento de verificar o que está dando errado. Pode ser uma abordagem inadequada dos vendedores, a forma como o produto é oferecido, se são pessoas certas, ou se as objeções estão sendo derrubadas.

Toda essa análise deve ser considerada para que a empresa busque melhorias nos resultados dos negócios.

Dicas para fazer métricas de Marketing

Para que uma empresa consiga realizar suas métricas de marketing da maneira correta, a lista abaixo mostrará algumas dicas para que essa estratégia seja aplicada em um empreendimento:

  • Alcançar o público em sua comunicação pelas redes sociais;
  • Fazer testes;
  • Adotar as ferramentas corretas;
  • Mapear os verdadeiros objetivos do negócio.

Essas dicas e as informações aqui registradas são muito importantes para que a empresa alcance o sucesso em seus negócios, favorecendo imensamente o aumento das vendas.

Considerações finais

As métricas de marketing, basicamente falando, são análises que devem ser acompanhadas pela empresa, para que possam ser registrados o número de visitantes no site, a quantidade de seguidores bem como a conversão de leads.

Todas elas precisam ser acompanhadas pelo setor de marketing pois, com elas, torna-se muito mais fácil alavancar, não só as oportunidades de vendas como também a real concretização delas. Isso significa que a empresa terá lucros maiores. 

Elas trabalham em sincronicidade e oferecem chances enormes para que a empresa obtenha sucesso naquilo que comercializa, independentemente do porte ou do segmento de atuação.

As métricas de marketing conseguem apontar se realmente a campanha realizada está ou não dando certo. Caso seus resultados sejam negativos, as estratégias devem ser revistas e o plano de ação elaborado novamente a partir dos dados coletados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

adriano

Author adriano

More posts by adriano

Leave a Reply