Como gerar mais leads utilizando landing pages?
Gerar leads é um dos principais objetivos das empresas que investem em marketing digital, isso porque eles são consumidores em potencial, que em algum momento demonstraram interesse pelos produtos e serviços.
São vistos como grandes oportunidades de negócios e existem várias estratégias que ajudam a atrair essas pessoas. O processo de geração de leads é muito importante, porque está de acordo com todas as mudanças no comportamento do consumidor.
A internet trouxe mais informação, e por isso as pessoas estão mais atentas na hora de comprar qualquer tipo de produto ou serviço. Elas também precisam confiar na marca e no que essas empresas oferecem como solução para seus problemas.
Ao mesmo tempo em que o marketing digital possibilitou que negócios de vários tamanhos e segmentos pudessem divulgar seus produtos e serviços, também aumentou a competitividade e por isso é tão importante conquistar leads.
É com eles que a marca vai nutrir um relacionamento proveitoso e despertar o interesse em suas ofertas.
Para trabalhar essa estratégia do jeito certo, este artigo vai apresentar o conceito de leads, como gerá-los utilizando landing pages e quais são as ações necessárias para gerenciar a base de leads e focar nos resultados.
O que são leads?
Leads são potenciais clientes que, em algum momento, demonstraram interesse pelos conteúdos, produtos e serviços ao preencherem um formulário de contato com suas informações pessoais, como nome, e-mail e telefone.
São dados que permitem iniciar um relacionamento com esses indivíduos e inseri-los no funil de vendas da companhia até que a compra seja realizada. Com isso em vista, fica claro que os leads são oportunidades de negócios.
Uma confecção de camisa de malha silkada precisa gerar leads para conseguir crescer e uma das principais ferramentas para fazer isso é a landing page.
Como gerar leads usando a landing page
Landing page, também conhecida como página de captura, é uma página criada exclusivamente para atrair e converter visitantes em leads. Para cumprir essa função, precisa ser devidamente elaborada e algumas dicas para isso são:
Definir a meta de conversão
Dependendo do tipo de negócio, é necessário definir uma ação eficiente para a página de captura, assim sendo, a marca deve se questionar sobre seu objetivo máximo. Entre as possibilidades estão:
- Comprar;
- Assinar um plano mensal;
- Fazer download de aplicativo;
- Solicitar orçamento.
Esses e outros objetivos só podem ser alcançados se o processo for segmentado em metas menores. A organização pode encorajar os usuários a se registrarem em seu site e testar o serviço por 30 dias.
Para determinar como isso será feito, uma empresa de rastreamento de frotas com tecnologia gps precisa conhecer muito bem sua audiência. Isso depende de uma análise profunda sobre o comportamento das pessoas em relação ao nicho.
Escrever frases promocionais
O próximo passo para desenvolver uma landing page capaz de converter muito é se conscientizar sobre a ação segmentada. A organização deve evitar frases genéricas como “solução ideal”, “produto feito para você” e outras do tipo.
O ideal é usar, de maneira clara e concisa, frases curtas e específicas. Caso seja necessário, a marca pode adicionar slogan simples para oferecer suporte às dimensões de tamanho na chamada.
Um bom exemplo de frase promocional é o Spotify que utiliza o slogan “música para todos” e adiciona a frase “milhões de músicas a sua escolha”.
Com isso, o aplicativo mostra que pode oferecer música para todos e que é possível ouvi-las sem pagar nada.
Criar boas chamadas para ação
A landing page precisa de um botão de CTA (chamada para ação) bem visível e claro, permitindo que qualquer pessoa possa entendê-lo. Trata-se de um elemento muito importante para guiar os visitantes ao próximo passo da estratégia.
Uma empresa de envidraçamento de sacada pequena pode usar um formulário de cadastro ou um botão, mas independentemente disso, é fundamental que ele se destaque entre os elementos e seja fácil de clicar.
Para isso, o recomendável é usar cores vibrantes que contrastem com as cores da página. O CTA também precisa incluir um texto de incentivo, curto e com uma fonte legível.
As imagens e outros elementos da página precisam ajudar a destacar a chamada para ação, ou seja, não devem desviar a atenção do usuário.
Alguns exemplos de CTA usados frequentemente são “registre-se gratuitamente”, “leia mais artigos”, “comece agora”, “teste grátis” e por aí vai.
Depois que a marca tiver um modelo de layout e uma ideia pronta para seu CTA, é o momento de criar a página de captura.
Não usar links e menus
Para criar uma página que realmente faça boas conversões, não se pode distrair o usuário com outros elementos, assim sendo é necessário evitar menus e links dentro do conteúdo informativo.
Um fabricante de armário escritório suspenso vai usar menu em outras páginas do seu site para aumentar a permanência do visitante, mas jamais dentro da landing page, visto que ele leva a pessoa para outras páginas.
Se o visitante for direcionado para outro local que não tem nada a ver com a proposta da landing page, a marca pode perder a oportunidade de converter um lead.
A mesma situação se aplica aos links, visto que não faz sentido levar o visitante para a página de produto ou um conteúdo dentro do blog se ele está prestes a passar suas informações de contato ou assinar um serviço oferecido.
Quando isso acontece, dificilmente o usuário volta para a landing page, portanto é fundamental evitar esses elementos.
Investir em vídeos
Os vídeos são verdadeiros aliados das estratégias de marketing e junto com as landing pages, conseguem aumentar a quantidade de conversões.
Uma empresa de cabeamento de rede residencial deve utilizar os como complementação de informações sobre o que está sendo oferecido, fazendo sentido para a proposta central da página de captura.
Quem acessa essa página não está interessado em ler muita informação em formato de texto e isso é ainda mais comum quando o conteúdo da página é mais promocional e com intenções de vender.
O vídeo é um formato que ajuda a compreender o assunto e torna o conteúdo muito mais atraente para o usuário, por isso precisa ser de valor.
Uma boa opção é mostrar uma prévia de como a solução pode ser usada, um guia sobre os benefícios do usuário ou até mesmo uma compilação de depoimentos de clientes satisfeitos.
Dicas para gerenciar a base de leads
Para fazer um bom gerenciamento da base de leads e manter o foco nos resultados, a organização precisa investir em algumas práticas.
A primeira dica é usar uma ferramenta CRM (Customer Relationship Management). Um fabricante de máquina para coleta de impressão digital deve evitar recursos que restrinjam suas metas e objetivos ou não ofereçam os serviços necessários.
Fazer o gerenciamento da base de leads não é uma tarefa fácil, mas pode ser um processo bem organizado com o auxílio de aplicativos e sistemas CRM.
Outra ação fundamental é desenvolver estratégias de marketing de conteúdo para acompanhar os leads. São materiais que trazem mais informações para os potenciais clientes e ajuda a qualificá-los para a compra.
Ao longo do tempo, as pessoas se conscientizam sobre seu problema e de que maneira pode ser solucionado. Também vão se engajar mais com a marca e confiar no que ela oferece.
Se uma empresa terceirizada auxiliar de limpeza tiver uma estratégia de marketing de conteúdo com efeitos positivos, provavelmente as pessoas vão voltar a consumir seus serviços.
Agora, para alcançar resultados realmente satisfatórios, é fundamental fazer esse gerenciamento de maneira proativa. Isso significa entender em que momento o potencial cliente se encontra dentro da jornada de compras.
Mesmo se ele não adquirir nenhum produto ou serviço, vai continuar sendo uma oportunidade para os negócios, visto que vai permanecer na lista e em constante observação.
A corporação precisa definir quais leads estão mais propensos a comprar, quais não estão interessados, quem marcou os e-mails como spam e quem pediu para se descadastrar.
Uma loja de móveis para home office pequeno planejado pode usar diversas ferramentas para fazer isso, o que auxilia no gerenciamento de seus potenciais clientes e deixa a base com contatos bem qualificados e promissores.
Considerações finais
Gerar leads é imprescindível a qualquer negócio que queira vender nos dias de hoje, independentemente de seu porte ou segmento.
Uma das principais ferramentas para fazer isso é a landing page, também conhecida como página de captura ou página de conversão, que tem como foco oferecer algo em troca das informações do visitante.
Ao obter essas informações, a companhia começa a se relacionar com as pessoas e amadurecer sua decisão de compra. É um processo fundamental para fazer negócios com as pessoas certas e aumentar a satisfação do cliente com a compra.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.